Jovens Empreendedores de SP ajudam setores estatais em tempos de pandemia
Projetos fomentados pelo Núcleo São Paulo se destacam e ajudam desde prefeituras até instituições já conhecidas
- Data: 17/12/2020 14:12
- Alterado: 17/12/2020 14:12
- Autor: Redação
- Fonte: Núcleo São Paulo
Empresários juniores do Núcleo São Paulo (NSP) reunidos.
Crédito:Arquivo pessoal
O Núcleo São Paulo (NSP) é a rede coordenadora de Empresas Juniores (EJs) do Movimento Empresa Júnior (MEJ) no estado de São Paulo. As EJs, sem fins lucrativos, são compostas por alunos universitários que buscam contato com o mundo empresarial e profissional. O NSP, hoje, é composto por 48 EJs de diversas áreas.
Em São Paulo, o Núcleo atua nas regiões metropolitana, do Vale do Paraíba e da Baixada Santista, com empresas que oferecem serviços em diferentes ramos, como comunicação, consultoria, tecnologia, relações internacionais, engenharia, direito, saúde, arquitetura e muito mais.
Um exemplo de atuação das EJs é o caso do Planejamento Estratégico Farroupilha 2020-2040, realizado pela FEA Júnior USP para a prefeitura de Farroupilha-RS. Esse projeto contou com a participação de 20 coordenadores farroupilhenses e, juntos, eles formularam um livro para refletir os desejos da população e a capacidade da prefeitura. Hoje, o Plano Farroupilha 2020-2040 é reconhecido na região porque coloca Farroupilha em posição de destaque pela sua elaboração.
Outro projeto da mesma empresa júnior, que é fomentada pelo NSP, trabalhou para ajudar o Museu do Ipiranga, em São Paulo, a ter uma maior sustentabilidade financeira. O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo de São Paulo, localizado no Parque da Independência. Com cortes de financiamento estatal, a EJ estudou tendências de mercado para criar e gerenciar novas atividades para o museu, desenvolvendo ferramentas para projetar gastos e financiamentos.
Para a Presidente do Núcleo São Paulo, Larissa Rodrigues, aos 22 anos, a luta do núcleo é, por meio da vivência empresarial, trazer inovação para as universidades e entregar melhores projetos para a sociedade, que possam contribuir diretamente para amenizar os efeitos da pandemia.
Sobre a ação, Larissa conta que a diversidade do núcleo é que permite auxiliar micro e pequenos empreendedores com projetos multidisciplinares para que, juntos, possam resolver as principais dificuldades causadas pela pandemia.
Atividades desse tipo só são possíveis graças à cultura de empreendedorismo e do retorno financeiro e educacional gerado pelo NSP. Criado em 2018 como um dos quatro núcleos regionais do MEJ Paulista, o Núcleo tem entre seus valores consciência, inconformismo, foco em resultado, protagonismo e resiliência.
Com o objetivo de mudar São Paulo, o NSP fomenta a criação de Empresas Juniores dentro das universidades, dispostas a pensar em soluções inovadoras que geram impacto no mercado.