Jovens artistas expõem obras em mostra cultural sobre os 50 anos do hip-hop
Projeto organizado nos últimos seis meses tem obras expostas até sexta-feira (6) na sede da Diretoria de Ensino de Diadema
- Data: 04/10/2023 13:10
- Alterado: 04/10/2023 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Seduc-SP
Imagem Ilustrativa
Crédito:Sarará Rodrigues
A Diretoria Regional de Ensino de Diadema organiza entre esta quarta-feira (4) e sexta-feira (6) a quarta edição da mostra artística e cultural “Vernissage”, que neste ano tem como tema a celebração dos 50 anos do hip-hop. O evento é resultado de um projeto que envolveu 43 mil alunos das 57 escolas da cidade.
Cerca de 280 obras entre pinturas e instalações interativas produzidas com materiais recicláveis estão expostas na sede da DE de Diadema. As obras giram em torno de diferentes vertentes do movimento, a exemplo da figura dos b-boys e b-girls, as batalhas, mestres de cerimônia, danças, o beat, o DJ, o rapper, o slam, entre outros.
Os mais de 43 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio foram mobilizados para a atividade ao longo dos últimos seis meses e provocados a retratar o estilo de vida, arte e resistência presentes no movimento.
Para a aluna Ariane Santos Gomes, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Niceia Albarello Ferrari, aprender sobre a cultura do hip-hop foi fundamental para o seu crescimento cultural, acadêmico e profissional. “Tivemos aulas sobre todas as vertentes do movimento, incluindo grafite, música e dança, o que foi muito enriquecedor e ajudou na criação das obras”, ressalta.
A professora de artes da Escola Estadual Professora Marie Nader Calfat, Elizabeth Felix dos Anjos Colognesi, ressalta a importância da celebração e o desenvolvimento dos projetos dentro de sala de aula com os alunos, já que, segundo ela, “o hip-hop luta pela educação antirracista, exalta a periferia e destaca a necessidade de mudança”.
Serviço:
Vernissage – 50 anos do hip-hop
Onde: Diretoria Regional de Ensino de Diadema
Endereço: rua Cristóvão Jaques, 113, Vila Nogueira
Quando: 4, 5 e 6 de outubro
Horário: das 14h às 17h