Jogos Escolares de São Caetano completam 30 anos com festa
Milhares de pessoas compareceram à cerimônia inaugural, realizada sexta-feira (30/8), no Ginásio Milton Feijão, no Bairro Olímpico.
- Data: 02/09/2013 16:09
- Alterado: 02/09/2013 16:09
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Uma grande festa para os alunos e a comunidade esportiva de São Caetano do Sul. Esta foi a síntese da abertura dos Jogos Escolares, que chegam à 30ª edição movimentando aproximadamente 7 mil estudantes das redes pública e privada de ensino. Milhares de pessoas compareceram à cerimônia inaugural, realizada sexta-feira (30/8), no Ginásio Milton Feijão, no Bairro Olímpico.
A noite começou com diversas apresentações artísticas, em uma mostra da valorização da cultura da cidade. A Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino (EME) Alcina Dantas Feijão, a Escola Municipal de Bailado Laura Thomé e as cheerleaders do Externato Santo Antônio animaram o público antes do desfile das 37 instituições de ensino participantes.
Outros momentos de destaque da cerimônia foram o acendimento da pira, protagonizado pela judoca de São Caetano Samanta Soares, e o juramento do atleta, conduzido por Heloíse de Carvalho Campos, estudante do Colégio Fênix Santa Paula e competidora de ginástica rítmica.
O prefeito Paulo Pinheiro exaltou o envolvimento dos alunos nos Jogos Escolares, que concentram disputas em 14 modalidades. As competições vão até 14 de setembro. “Vocês, o futuro de São Caetano, estão aqui divulgando a vida que almejam. O esporte traz saúde e integração, além de formar cidadãos de bem e participativos.”
Uma das surpresas do evento foi a participação musical do vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar. Com os alunos perfilados no ginásio, o Cãozinho dos Teclados apanhou o violão para entoar o clássico É Preciso Saber Viver, de Roberto e Erasmo Carlos. “O esporte, assim como a cultura, tem o poder de transformar vidas. A música me transformou em um artista nacional. Isso mostra que temos a opção de escolher o melhor caminho.”
O secretário municipal de Esporte e Turismo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, reforçou o espírito dos Jogos Escolares, lembrando que “o importante é competir”. “Esta competição é um grande fator de estímulo ao desenvolvimento esportivo e social.”
A diretora de Educação, Ivone Braido Voltarelli, também deixou sua mensagem aos estudantes. “Participar dos Jogos Escolares é tão importante quanto de qualquer atividade em sala de aula.”
O show do cantor Luke Beck encerrou a noite em grande estilo, com o melhor do pop eletrônico internacional.