Jipe Raiz – Lameiro de baixo estresse

Atendendo a pedidos, a Troller lança o utilitário esportivo TX4, equipado com transmissão automática

  • Data: 06/02/2020 10:02
  • Alterado: 06/02/2020 10:02
  • Autor: Daniel Dias
  • Fonte: AutoMotrix
Jipe Raiz – Lameiro de baixo estresse

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A Troller acaba de apresentar oficialmente o TX4, nova versão de seu utilitário esportivo T4 que incorpora transmissão automática de 6 velocidades, diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central e outros itens exclusivos que aumentam a sua versatilidade de uso e capacidade off-road. O motor do TX4 é o conhecido Duratorq 3.2 a diesel de cinco cilindros – o mesmo da picape Ranger –, com potência de 200 cavalos e torque de 48 kgfm, que também equipa o T4. Sua tração 4×4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, com sistema de seleção “shift on the fly”, que permite o acionamento a até 120 km/h. O preço da nova configuração é de R$ 167.530. Com esse lançamento na linha 2020, a marca cearense passa a oferecer pela primeira vez dois modelos em seu portfólio ao mesmo tempo: o T4 e o TX4. “Ouvimos os clientes, que há muito tempo pediam a opção da transmissão automática, e acrescentamos outros equipamentos de funcionalidade e estilo para criar o TX4. É um off-road radical e único, feito para ampliar o leque de consumidores da marca”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller. Com a oferta do câmbio automático, que favorece o uso do TX4 como primeiro ou segundo carro da família, o objetivo da Troller é atrair também clientes de outros segmentos, como utilitários pequenos e médios e picapes médias.

O Troller TX4 tem um visual marcante, com três opções de cores da carroceria: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada – sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, no capô, no teto, na tampa traseira, nos para-choques, nos estribos e no snorkel. Como equipamentos adicionais, o veículo traz para-choques exclusivos, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço, pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático, faróis auxiliares de led Hella de longo alcance e submersíveis, pintura e interior próprios da versão, ganchos Isofix e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista. “Se todos esses itens fossem adquiridos separadamente, somariam em torno de R$ 33 mil. Mas eles acrescentam apenas R$ 25.700 no preço final do TX4. É uma equação de valor que criamos para garantir a atratividade do veículo, com um conjunto versátil e exclusivo unindo desempenho off-road sem concessões e conforto na cidade”, acrescenta Fleck. Os itens de série da TX4 incluem ainda teto solar duplo de vidro, ar-condicionado digital dual zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road. Dentro, o Troller TX4 tem saídas de ar e bancos personalizados com costura, ambos em laranja, logotipo da versão no encosto e forração em vinil de alta qualidade, para facilitar a manutenção. Assim como o T4, a nova configuração tem central multimídia Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75 polegadas, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores e atualização de software via USB.

O desenvolvimento do novo Troller TX4 foi 100% feito no Brasil, pelas equipes de engenharia e design da marca, com apoio da estrutura da Ford, detentora da fabricante cearense desde 2007. “As inovações do projeto incluíram o uso da metodologia ágil, desenvolvida pelo Google, que permitiu o seu desenvolvimento em tempo recorde. Usamos também ferramentas de realidade virtual e impressão 3D para a criação de protótipos funcionais desde os estágios iniciais, com a participação de ‘trolleiros’ durante as etapas de validação e testes para garantir que o novo produto atendesse às expectativas do nosso cliente”, destaca Rafael Marzo, diretor de Transformação da Troller. Durante o desenvolvimento, o veículo foi testado em diferentes regiões do país, enfrentando condições extremas em terrenos como dunas, terra, lama, cascalho, água e erosões para comprovação de seu desempenho e de sua durabilidade.

A fábrica da Troller na cidade de Horizonte, no Ceará, recebeu novos investimentos para a produção do TX4, com adaptações na área de montagem e a criação de um centro de modificação – o Mod Center –, para instalação dos novos equipamentos off-road. Para desenvolver o novo produto, a empresa promoveu mais de 14 mil horas de treinamento para os empregados. O processo de produção único faz parte da identidade dos utilitários Troller. Eles têm carroceria construída sobre chassi, com estrutura metálica tubular “space frame” e peças de compósito especial moldadas por compressão a quente – material resistente à corrosão, fogo e impactos.

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  • Data: 06/02/2020 10:02
  • Alterado:06/02/2020 10:02
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