JHSP apresenta instalação botânica que expressa a relação do povo japonês com a natureza

Com o título "ESSÊNCIA: Jardim Interior - Atsunobu Katagiri", a exposição convida o público a vivenciar uma forma de coexistência entre o homem e a natureza

  • Data: 06/03/2023 13:03
  • Alterado: 06/03/2023 13:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Japan House São Paulo
JHSP apresenta instalação botânica que expressa a relação do povo japonês com a natureza

Essência - O Jardim Interior de Atsonubo Katagiri

Crédito:Estevam Romena

Você está em:

Enquanto a flora brasileira é vasta, exuberante e até agressiva em sua magnitude e diversidade, a delicadeza é uma das principais características encontradas nas plantas e flores que compõem a flora japonesa. É a partir dessas diferenças e contradições que o artista e mestre em Ikebana, Atsunobu Katagiri cria uma instalação botânica inédita para ocupar o térreo da Japan House São Paulo, de 7 de março a 30 de abril. Sob o nome “ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri”, a exposição gratuita é um convite a um momento de contemplação na agitada Avenida Paulista, dando a oportunidade para que os visitantes possam refletir sobre a presença essencial da natureza em todos os âmbitos da vida.

Conhecido por sua abordagem contemporânea no uso de plantas e flores, Katagiri combina em seu trabalho aspectos criativos tradicionais e questões atuais. Em seu projeto “Sacrifício”, resultado de sua experiência como artista convidado para o “Hama-dori, Naka-dori & Aizu Tri-Regional Culture Collaboration Project(2013)” projeto da  Agência de Assuntos Culturais do Governo Japonês, o artista instalou-se na cidade de Minamisoma, em Fukushima, região afetada pelo grande terremoto de 2011. Nesta região Katagiri foi arrebatado por emoções conflituosas, pois ao mesmo tempo que observava a destruição recente, notava a natureza retomando seu crescimento, re-encontrando uma espécie de flor nativa que havia desaparecido devido à ação humana. Nesse ambiente, coletou e criou arranjos florais exuberantes colocando as ruínas como cenário, como se tentasse representar esta regeneração

Na Japan House São Paulo, sua instalação ocupa o andar térreo da instituição, cuja parede de vidro será coberta por imagens de flores de várias origens, que foram selecionadas, escaneadas e ampliadas pelo próprio artista, criando um clima mais intimista e acolhedor no espaço. Os visitantes encontrarão um ambiente com diversas plantas, flores e substratos, como musgo, por exemplo, vegetação que requer pouca manutenção.. No Japão, eles possuem grande importância, sendo elementos essenciais nas florestas e jardins, representando conceitos como beleza, simplicidade e sofisticação, além da estética do wabi-sabi (transitoriedade e imperfeição). “A natureza é de onde viemos e para onde vamos, é elemento fundamental para a existência de qualquer ser vivo, mas também para nossa sanidade. A inserção na obra do Katagiri instiga o contato com nossos pensamentos, esse mundo todo que habita dentro de nós, e possibilita resgatar nossa percepção de bem-estar, quase como se estivéssemos dentro de um santuário. É uma forma de conexão e compreensão da magnitude dessa relação e, sobretudo, um alerta para sua fragilidade e finitude. Afinal somos, nós, natureza”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.

Por se tratar de uma instalação viva, ao longo de oito semanas será possível observar os diferentes ciclos de vida de cada elemento; espécies que se desenvolvem e outras que chegam ao seu fim. Mais do que trazer a natureza para dentro da cidade, o artista, que expõe pela primeira vez na América Latina, faz uma homenagem à sua força regeneradora, sem domá-la. A exposição contará com extensa programação paralela com a participação de Katagiri como palestras, workshops e visitas guiadas. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis para tornar a visita mais inclusiva.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Visita Guiada “ESSÊNCIA: Jardim Interior” com Atsunobu Katagiri
Quando: 
7 de março (terça-feira) na Japan House São Paulo
Horário: 15h
Duração: 60 min
Atividade livre
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas na recepção com 30 minutos de antecedência. Visita contará com LIBRAS como recurso de acessibilidade.

Workshop “I am Flower – adornos florais” com Atsunobu Katagiri
Quando: 
12 de março (domingo) na Japan House São Paulo
Horários: 10h; 11h30; 14h; 15h30
Duração: 60 min
Atividade para família, indicada para crianças entre 6 e 12 anos acompanhadas de adulto responsável.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas na recepção com 30 minutos de antecedência.

Palestra “A arte da Ikebana: seu passado e presente” com Atsunobu Katagiri
Quando: 
14 de março (terça-feira) – Evento Online
Horário: 16h
Duração: 90 min
Atividade livre
Transmissão canal YouTube da Japan House São Paulo

Workshop “I am Flower – adornos florais” com Atsunobu Katagiri
Quando: 
18 de março (sábado) na Fazenda Serrinha
Endereço: Estr. Mun. José Vaccari, Km 1.5 – Zona Rural, Bragança Paulista
Horários: das 10h às 16h
Atividade livre
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no 
Atividade realizada em parceria com Arte Serrinha, projeto cultural em Bragança Paulista

Serviço:
Exposição
 “ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri”
Período: de 7 de março a 30 de abril de 2023
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Compartilhar:

  • Data: 06/03/2023 01:03
  • Alterado:06/03/2023 13:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Japan House São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados