Itaú Cultural recebe o lançamento de O cinema que não se vê da jornalista Ana Paula Sousa

Com embates sociais e políticos do audiovisual no Brasil nos últimos 20 anos, o livro vai além do que chega às telas e dá luz aos bastidores e dilemas do cinema brasileiro

  • Data: 29/05/2023 16:05
  • Alterado: 29/05/2023 16:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe o lançamento de O cinema que não se vê da jornalista Ana Paula Sousa

Crédito:Reprodução

Você está em:

No dia 3 de junho (sábado), às 11h, o Itaú Cultural recebe o lançamento do livro O Cinema que Não se Vê: A guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século XXI (Editora Fino Traço, 273 páginas), de Ana Paula Sousa, jornalista e pesquisadora especializada no segmento audiovisual. No encontro, mediado pelo jornalista Mauricio Stycer, a autora divide com Débora Ivanov, produtora e ex-diretora da Ancine, reflexões sobre as movimentações nos bastidores da produção audiovisual brasileira.

A publicação é fruto da tese de doutorado da jornalista. Ela traça um contexto histórico, entre documentos e entrevistas, e lança um olhar para momentos mais recentes dessa produção no país. A narrativa é costurada por dados de marcos legais no setor e por dilemas burocráticos e cisões neste universo artístico, relatados em entrevistas com cineastas, produtores e gestores, como Cacá Diegues, Fernando Meirelles e Luiz Carlos Barreto.

Para desenhar esse panorama, a autora mergulha nas iniciativas governamentais e civis que envolveram o cinema brasileiro ao longo da história, aborda a crise da Agência Nacional do Cinema (Ancine) sob a gestão federal de 2019 a 2022, e traz olhares para a atualidade, na qual o audiovisual está no centro de uma revolução tecnológica, com novas formas de produção e consumo. Ana Paula também levanta as contradições e os desafios da política para o segmento em vigor no país, conta histórias inéditas sobre a criação da Ancine, da Lei da TV Paga e do Fundo Setorial do Audiovisual.

Com esse olhar amplo, ela acaba dando base para uma análise mais profunda da atualidade, que envolve, entre outras, a reconstrução do Ministério da Cultura e redefinições no rumo da política e da regulação audiovisual. É uma leitura necessária para cineastas, gestores culturais, cinéfilos e quaisquer interessados na vida cultural brasileira.

Autora e convidados

Ana Paula Sousa é jornalista e pesquisadora que acompanha o mercado audiovisual brasileiro há duas décadas. É editora de cultura da versão impressa da revista Carta Capital, e tem também reportagens e análises sobre o setor cultural publicadas em veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico e revista Piauí. Mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College (Londres) e doutora em Sociologia pela Unicamp, é professora no curso de cinema e audiovisual da ESPM-SP e coordena o Fórum Mostra Internacional de Cinema de S.Paulo.

Foi, ainda, apresentadora da 2ª temporada do podcast Versões do Tempo, do Itaú Cultural, voltado ao diálogo entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores, e ao documentário brasileiro contemporâneo.

Débora Ivanov é produtora audiovisual e ex-diretora da Ancine. Foi sócia da Gullane Entretenimento de 2000 a 2015. É formanda em Direito e cursou artes plásticas. Tem mais de 60 obras audiovisuais – entre curtas, médias e longas-metragens, telefilmes e séries para televisão, e reúne mais de 200 prêmios. Foi diretora executiva do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo – SIAESP, e integrou o Conselho Consultivo da SPCine, empresa pública de cinema vinculada à prefeitura e ao governo do Estado de São Paulo. Fundou o Instituto Querô, organização sem fins lucrativos dedicada à capacitação e inserção no mercado audiovisual de jovens em situação de risco social na região portuária de Santos.

Mauricio Stycer é jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961 e mora em São Paulo há 37 anos. É colunista da Folha, especializado em televisão.  Começou a carreira no Jornal do Brasil, em 1986, passou por O Estado de S.Paulo e ficou 10 anos na Folha, como editor, repórter especial e correspondente internacional. Participou das equipes que criaram o jornal Lance! e a revista Época, foi redator-chefe da Carta Capital, diretor editorial da Glamurama Editora, repórter especial do iG e repórter e crítico de TV do UOL. É autor dos livros O Homem do Sapato Branco (2023), Topa Tudo por Dinheiro (2018), Adeus, Controle Remoto (2016), História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo? (2009) e O Dia em que Me Tornei Botafoguense (2011).

SERVIÇO:

Lançamento do livro O cinema que não se vê: A guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século XXI (Editora Fino Traço), de Ana Paula Sousa

Bate-papo entre Ana Paula Sousa e Débora Ivanov. Mediação: Mauricio Stycer

Dia 3 de junho (sábado), às 11h

No Itaú Cultural (Espaço multiuso – 7º andar)

Capacidade: 50 pessoas

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita. Ingressos distribuídos 1 hora antes, na bilheteria do Itaú Cultural.

Compartilhar:

  • Data: 29/05/2023 04:05
  • Alterado:29/05/2023 16:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados