Itaú Cultural recebe espetáculo e oficina inspirada no caboclinho de Pernambuco

Influência indígena na manifestação cultural Caboclinho conduzem espetáculo Arreia e oficina de dança com as artistas Iara e Íris Campos

  • Data: 21/06/2022 11:06
  • Alterado: 17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe espetáculo e oficina inspirada no caboclinho de Pernambuco

Arreia com Iara Campos e Íris Campos

Crédito:Júlio Morais

Você está em:

De 24 a 26 (sexta-feira a domingo), as artistas pernambucanas e irmãs gêmeas Iara e Íris Campos apresentam, na Sala Multiúso, no Itaú Cultural, o espetáculo Arreia. Ele é inspirado no caboclinho – performance artística que reúne elementos de dança e música e apresenta narrativas de guerreiros e heróis, com influência da cultura indígena, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2016. Em dupla programação, elas também realizam, no sábado e domingo, aulas com as bases corporais compostas para a apresentação, proporcionando, na prática, a experimentação dos passos deste legado cultural. 

As duas atividades são gratuitas e individuais, podendo ser realizadas em separado ou no conjunto. Para participar é preciso reservar ingresso para ambas e inscrever-se pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

Em Arreia, Iara e Íris fazem, em cena, uma relação entre esta performance de influência indígena e ancorada no universo dos sonhos com o grupo pernambucano Caboclinho 7 Flexas, o qual elas integram desde 2004. A agremiação, criada no início dos anos de 1970 em Recife pelo Mestre Alfaiate, é hoje capitaneada por seu filho, Paulinho 7 Flexas, que assina a direção do espetáculo. 

Descendentes dos povos originários, as artistas e Paulinho levam ao palco uma narrativa que honra seus antepassados. Além disso, abordam suas resistências e os novos conceitos para ações como preservação e manutenção de suas culturas.

Oficina

Iara e Íris estendem a experiência do espetáculo à oficina Caboclinho, Ancestralidade e Ritual no Corpo Contemporâneo, realizada em turma única que se desdobra em duas aulas, uma no dia 25 e outra no dia 26 (sábado e domingo). Fazendo referência às batalhas dos povos indígenas contra o invasor, os festejos das aldeias e a ligação entre a espiritualidade e as forças da natureza, a aula de sábado tem como base os ritmos guerra e baião, e a do domingo, o perré e a macumba.

O ritmo guerra faz uma preparação do corpo para luta, enquanto o baião representa o festejo como identidade. O perré, por sua vez, entende o chão como ponte para o divino e a macumba encontra na fumaça e nas plantas o poder de conexão espiritual. Este é o ponto de partida para essa experimentação, cuja referência é o corpo brincador do Caboclinho 7 Flexas.

Sobre as artistas

Iara Campos é artista da dança e do teatro, arte educadora e produtora cultural. Licenciada em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante e brincadora do Caboclinho 7 Flexas do Recife desde 2004, é artista independente, desenha sua trajetória em criações próprias e em diversos coletivos do Recife e Região Metropolitana.

Íris Campos é arte educadora, bailarina, atriz e performer. Licenciada em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também é integrante e brincadora do Caboclinho 7 Flexas do Recife desde 2004, e do Grupo Totem. É, ainda, cocriadora, bailarina e atriz da Cia. Três na Lua e realiza trabalhos pedagógicos de dança e do teatro em instituições de ensino da rede privada e pública do Recife e região metropolitana.

SERVIÇO

Espetáculo Arreia 

Com Iara Campos e Iris Campos (PE) 

Dias 24 e 25 de junho (sexta-feira e sábado), às 19h, e dia 26 (domingo), às 18h

Na Sala Multiuso (piso 2 do Itaú Cultural)

Duração: 40 minutos 

Capacidade: 70 pessoas

Classificação indicativa: livre 

Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

PROTOCOLOS:

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.

– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

– Devolução de ingresso:

Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail [email protected] até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.

– Programação sujeita a cancelamento:

O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Oficina Caboclinho, Ancestralidade e Ritual no Corpo Contemporâneo

Com Iara Campos e Iris Campos (PE) 

Dias 25 e 26 de junho (sábado e domingo)

Das 10h às 13h 

Na Sala Multiuso (piso 2 do Itaú Cultural)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos, para melhor fruição do conteúdo

Vagas: 20 (por ordem de inscrição)

Inscrições pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

Compartilhar:

  • Data: 21/06/2022 11:06
  • Alterado:17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados