Itaú Cultural recebe atividades da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Parceiro da MITsp desde a primeira edição, o instituto acolhe neste ano debate sobre a cena teatral contemporânea, mesas sobre políticas públicas, democracia e o papel de bem comum

  • Data: 03/03/2020 11:03
  • Alterado: 03/03/2020 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe atividades da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Be Careful_Be Careful

Crédito:Sissel Steyaert

Você está em:

Entre os dias 6 e 14 de março, o Itaú Cultural recebe atividades da sétima edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, a MITsp, que movimenta a cena teatral da cidade de 5 a 15 deste mês com ampla programação de espetáculos e encontros em diferentes espaços. No instituto, mais de 10 atividades se integram à programação da casa, tendo, entre outros, debates temáticos a respeito da democracia nos palcos e das políticas públicas voltadas às artes cênicas, como também dois espetáculos protagonizados por mulheres de diferentes culturas, que abordam temáticas universais: o crime e a cultura machista (veja abaixo a grade com toda a programação no instituto).

Com a mudança no sistema de distribuição de ingressos neste ano no Itaú Cultural, o público interessado em acompanhar a programação da MITsp no instituto deve fazer sua reserva online de ingresso, a qual acontece em duas datas: dia 19 de fevereiro para as atividades que acontecem de 6 a 8 de março, e dia 26 de fevereiro para as de 9 a 15 de março. Mais informações e reservas pelo link https://www.itaucultural.org.br/secoes/ingressos-on-line

A mostra abre no dia 5 de março, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, espaço gerido pelo Itaú Cultural juntamente com a Prefeitura de São Paulo. Na noite de abertura, será apresentado o espetáculo Multidão, da diretora e coreógrafa franco-austríaca Gisèle Vienne. 

A programação da MITsp 2020 no Itaú Cultural tem início com as três apresentações do espetáculo Tenha Cuidado, da artista indiana Mallika Taneja, nos dias 6, 7 e 8 de março (sexta-feira, sábado e domingo) sempre às 19h, com uma sessão a mais no dia 8, às 17h. A artista desafia a noção de segurança que permeia a vida de mulheres na Índia – como seu comportamento e atitudes –, como se elas fossem as responsáveis por evitar as brutalidades que as acometem. Munida da raiva pela violência cotidiana contra as mulheres, como o caso da fotojornalista vítima de estupro coletivo em Mumbai em 2013, Mallika Taneja utiliza em cena várias roupas sobrepostas para expor de forma irônica e provocativa a cultura machista que se esconde por trás de tradições morais, identificando as contradições no coração do progresso social da Índia.

As questões de experiências de gênero, saúde mental e sexualidade conduzem o trabalho de Mallika Taneja, que atua na cena teatral de Nova Deli, na Índia. Ela integra coletivos como Women Walk at Midnight, Women for Theatre e Sex Chat Roo. Com a peça Tenha Cuidado já saiu em turnê pela Europa e apresentou em países como Austrália, Japão, Sri Lanka e Inglaterra. Pelo forte tom crítico e político, a apresentação da peça na Índia ainda se limita a pequenas comunidades e festivais.

No dia 8 de março (domingo), a MITsp segue com uma vasta programação no Itaú Cultural, além das duas apresentações de Tenha Cuidado. Às 10h30, na Sala Vermelha e no foyer do piso 3 do instituto, acontece lançamento de livros com a participação dos respectivos autores. São eles: Forças de um corpo vazado (7Letras e PUC-Rio), de Ana Kfouri, As artes do cover – Performance para além da cópia e do original (Editora Circuito e POP LAB – Estudos em Filosofia Pop), de Henrique Saidel, Anatomia de uma decisão, de João Fiadeiro, Ovelha Dolly e Zoológico a céu aberto (Editora Javali), de Fernando Carvalho, O teatro negro de Cidinha da Silva (Editora Quanzá), de Cidinha da Silva, Mato cheio (Editora Cobogó), de Jhonny Salaberg, Coleção Dramaturgia Francesa (Editora Cogogó), Teatra da Oprimida: Últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero (Editora da UFSB), de Dodi Leal, Planejamento estratégico de projetos e programas culturais (Editora SENAC), de Maria Helena Cunha, e Agentes invisíveis e modos de produção nos primeiros anos do Workcenter of Jerzy Grotowski (Editora Javali), de Daniele Sampaio.

À tarde, o espaço é tomado por dois encontros: às 13h30, o debate Cena contemporânea: panoramas críticos, e às 16h30, a primeira mesa do seminário Reflexões Estético-Políticas. Intitulada Políticas públicas para a cultura: confrontações ideológicas, ela reúne Rosane Borges (SP), Pastor Alexandre Gonçalves (SC), Vladimir Saftle (RJ) e Eduardo Giannetti (SP), com mediação de Patrick Pessoa (RJ).

Especiais

A segunda semana da MITsp no Itaú Cultural começa com uma série intensa de atividades, com destaque às ações especiais dentro da mostra.

Na segunda-feira, dia 9, às 13h, acontece a Homenagem a Chiquinho Medeiros, uma organização de Chris Greiner e Plínio e Zé Rubens para celebrar o trabalho do diretor Francisco Medeiros, um dos principais nomes do teatro e da dança paulistanos, que morreu em outubro de 2019. Conhecido, entre outros, por montagens icônicas como Flor de Obsessão (1996), com o grupo Pia Fraus Teatro, Medeiros recebe a homenagem de grupo de artistas e convidados composto por Elias Andreato, Gabriela Rabelo, José Rubens Siqueira, Marcello Airoldi, Márcia Abujamra, Tânia Bondezan, Tereza Menezes, Núcleo Argonautas e convidados. 

A série de atividades especiais do dia segue às 16h, com a master class Contra o Teatro Político. Mediado pela professora Maria Lucia Pupo (SP / BR), a palestra é conduzida pelo pesquisador e professor francês Olivier Neveux, autor dos livros Contre le théâtre politique (Paris, 2019) e Politiques du spectateur. Les enjeux Du théâtre politique aujourd’hui (Paris, 2013). 

Às 19h, fechando o dia, a programação tem uma entrevista pública com o diretor e dramaturgo português Tiago Rodrigues, que é o Artista em Foco desta edição da MITsp. Os críticos Welington Andrade (SP / BR) e Felipe Rocha (RJ / BR) conversam com Rodrigues, que é um dos nomes em ascensão na cena cultural europeia e vencedor do XV Prêmio Europa Realidades Teatrais em 2018.

A programação segue no dia 11 (quarta-feira), às 17h, com o evento especial O espectador e a leitura da cena: um convite à experiência poética. Participam os professores e pesquisadores brasileiros Maria Lucia Pupo e Flávio Desgranges, e o diretor francês Thomas Jolly.

Nacionais

Produção e debates com artistas e convidados brasileiros dominam os últimos dias da sétima edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo no Itaú Cultural.

Artista em Foco da MITbr em 2020, a cearense Andréia Pires participa de uma dupla atividade no dia 12 de março (quinta-feira). Às 19h, a artista da dança e do teatro apresenta o espetáculo Fortaleza 2040, definido por ela como uma Constituição Coreográfica Criminosa criada a partir de estudos sobre a Constituição Brasileira. No palco, sempre de costas para o público, a bailarina investiga de que modo o crime pode ser percebido como prática política discursiva assegurada por certos regimes de poder, e como o corpo, na produção de coreografia, intervém nessa construção. A obra tem orientação de Alejandro Ahmed, do grupo Cena 11, e leva o nome de um plano de desenvolvimento criado para a cidade de Fortaleza.

Logo após o espetáculo, Andréia Pires participa de uma entrevista pública feita por Soraya Portela (PI) e Clarice Lima (SP). A artista atua como professora do Curso Técnico em Dança e como professora substituta dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará. Além do trabalho de investigação solo, faz colaborações criativas para a Inquieta Cia. e trabalhos que mobilizam o meio artístico e a sociedade por meio da singularidade e diversidade dos corpos. 

O Itaú Cultural fecha a sua participação na edição de 2020 da MITsp no sábado (dia 14), com duas mesas do seminário Reflexões Estético-Políticas: às 14h, Contradições no Debate da Cultura como bem comum reúne os artistas Carla Akotirene (BA), Daniele Small (RJ), Grazi Medrado (MG), Gyl Giffony (CE), Jaqueline Elesbão (BA) e Jé Oliveira (SP), e às 17h Democracia em Foco: Mecanismos de Censura recebe Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao lado de Celso Curi (SP), Eduardo Dias (SP), Eduardo Santos (SP) e Rodrigo Sérvulo (SP). 

Em sua sétima edição, a MITsp tem apresentação do Ministério da Cidadania, Banco Itaú, Secretaria Municipal de Cultura e Sesc, realização do Itaú Cultural, Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção. A correalização é do Sesi-SP, British Council, Consulado Geral da França de São Paulo, Institut Français Paris, Pro Helvetia, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Goethe-Institut São Paulo, Cultura Inglesa, Instituto Cultural Italiano e o copatrocínio de Porto Seguro e Veolia.

Realizada há sete anos consecutivos, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo é uma idealização de Antônio Araújo e Guilherme Marques, que assinam, respectivamente, a direção artística e direção geral de produção da mostra.

Segue a programação completa da MITsp no Itaú Cultural:

ESPETÁCULOS

Dias 6 e 7 de março (sexta-feira e sábado), 19h

Dia 8 de março (domingo), 17h e 19h

Tenha Cuidado

Com Mallika Taneja (Índia)

Com legenda em português

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 30 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

FICHA TÉCNICA:

Concepção e performance: Mallika Taneja  

Turnê e produção: Meghna Singh Bhadauria 

Divulgação internacional: Judith Martin e Ligne Directe  
Dia 12 de março (quinta-feira), 19h

Fortaleza 2040

Com Andréia Pires (CE / BR)

Sala Multiúso (Piso 2)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Com legenda em inglês

Após o término do espetáculo haverá entrevista pública com Andréia Pires, às 20h

Com Soraya Portela (PI / BR) e Clarice Lima (SP / BR)

Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: Livre

FICHA TÉCNICA:

Concepção e performance: Andréia Pires, Geane Albuquerque e Honório Félix

Interlocução, iluminação e intervenção sonora: Alejandro Ahmed

Produção: Andrei Bessa

Fotos: Renato Mangolin

REFLEXÕES ESTÉTICO-POLÍTICAS 

Dia 8 de março (domingo), às 16h30

Mesa 1 – Políticas públicas para a cultura: confrontações ideológicas

Com Rosane Borges (SP), Pastor Alexandre Gonçalves (SC), Vladimir Saftle (RJ) e Eduardo Giannetti (SP). Mediação de Patrick Pessoa (RJ)

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos
Capacidade: 70 lugares

Classificação indicativa: Livre

Dia 14 de março (sábado)

14h 

Mesa 2: Contradições no debate da cultura como bem comum

Com Carla Akotirene (BA / BR), Daniele Small (RJ / BR), Grazi Medrado (MG / BR), Gyl Giffony (CE), Jaqueline Elesbão (BA / BR) e Jé Oliveira (SP / BR)

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: Livre

17h 

Mesa 3 – Democracia em foco: mecanismos de censura

Celso Curi (SP), Eduardo Santos (SP), Kenarik Boujikian e Rodrigo Sérvulo (SP). Mediação de Eduardo Dias (SP)

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: Livre

ESPECIAL 

Dia 9 de março (segunda-feira), às 16h

Master Class: Contra o teatro político

Com Olivier Neveux (FR) e Maria Lucia Pupo (SP / BR)

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos
Com tradução simultânea do francês para o português

Classificação indicativa: Livre

Palestra com o pesquisador francês Olivier Neveaux, autor do livro Contre le théâtre politique (Paris, 2019) e de Politiques du spectateur. Les enjeux Du théâtre politique aujourd’hui (Paris, 2013), e professor de história e estética do teatro na ENS de Lyon.

Dia 11 de março (quarta-feira), às 17h

O espectador e a leitura da cena: um convite à experiência poética

Com Thomas Jolly (FR), Flávio Desgranges (SC / BR) e Maria Lucia Pupo (SP / BR)

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos

Com tradução simultânea do francês para o português

Classificação indicativa: Livre

ENTREVISTA PÚBLICA

Dia 9 de março (segunda-feira), às 19h

Entrevista Pública: com Tiago Rodrigues (PT)

Com Tiago Rodrigues (PT), Welington Andrade (SP / BR) e Felipe Rocha (RJ / BR)

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: Livre

LANÇAMENTO DE LIVRO

Dia 8 de março (domingo), 10h30

Livros que serão lançados, com a participação dos respectivos autores: 

Forças de um corpo vazado (7Letras e PUC-Rio), de Ana Kfouri

As artes do cover – Performance para além da cópia e do original (Editora Circuito e POP LAB – Estudos em Filosofia Pop), de Henrique Saidel

Anatomia de uma decisão, de João Fiadeiro

Ovelha Dolly e Zoológico a céu aberto (Editora Javali), de Fernando Carvalho

O teatro negro de Cidinha da Silva (Editora Quanzá), de Cidinha da Silva

Mato cheio (Editora Cobogó), de Jhonny Salaberg

Coleção Dramaturgia Francesa (Editora Cogogó)

Teatra da Oprimida: Últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero (Editora da UFSB), de Dodi Leal

Planejamento estratégico de projetos e programas culturais (Editora SENAC), de Maria Helena Cunha

Agentes invisíveis e modos de produção nos primeiros anos do Workcenter of Jerzy Grotowski (Editora Javali), de Daniele Sampaio

Sala Vermelha e foyer da Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 45 minutos

Classificação indicativa: Livre

CENA CONTEMPORÂNEA: PANORAMAS CRÍTICOS

Dia 8 de março (domingo), às 13h30

Debate: Cena contemporânea: panoramas críticos 

Com críticos convidados da MITsp 2020

Sala Vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 120 minutos
Classificação Indicativa: Livre

HOMENAGEM

Dia 9 de março (segunda-feira), às 13h

Homenagem a Chiquinho Medeiros

Organizado por Chris Greiner, Plínio e Zé Rubens. Convidados: José Rubens Siqueira, Elias Andreato, Gabriela Rabelo, Tânia Bondezan, Marcello Airoldi, Tereza Menezes, Núcleo Argonautas, Márcia Abujamra e convidados. Organização cênica e dramatúrgica: Lucienne Guedes Fahrer. Participações em cena: Aimar Labaki, Bel Kowarick, Dr. Morris, Eloisa Elena, José Rubens Siqueira, Luciano Gatti, Lucienne Guedes Fahrer, Marcos Damigo, Plinio Soares.

Sala Multiúso (Piso 2)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 150 minutos
Classificação indicativa: Livre

Todas as atividades têm interpretação em Libras

SERVIÇO:

7ª MITSP – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Programação no Itaú Cultural

Reserva online de ingressos pelo link https://www.itaucultural.org.br/secoes/ingressos-on-line

Dia 19 de fevereiro – para programações de 6 a 8 de março

Dia 26 de fevereiro – para programações de 9 a 15 de março

  • Será disponibilizado 1 ingresso por pessoa para cada espetáculo adulto. Para os espetáculos infantis, cada pessoa pode reservar até três ingressos online.
  • Público beneficiado pelas cotas on-line (obesos, cadeirantes e quem possui mobilidade reduzida): um ingresso + um ingresso para acompanhante
  • Apresentar o comprovante da reserva (impresso ou no celular) até 10 minutos antes do início do espetáculo.

Todos os ingressos serão reservados online. Havendo procura presencial no dia do evento, sem reserva prévia, haverá fila de espera.

Compartilhar:

  • Data: 03/03/2020 11:03
  • Alterado:03/03/2020 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados