Itaú Cultural recebe a cantora Alessandra Leão em live sobre Lia de Itamaracá

A live, que acontece no perfil da instituição no Instagram, integra uma série de atividades paralelas à mostra, que conta também com atividades como passeios virtuais e intervenções

  • Data: 30/05/2022 08:05
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe a cantora  Alessandra Leão em live sobre Lia de Itamaracá

Alessandra Leão

Crédito:Luan Cardoso

Você está em:

No dia 31 de maio (terça-feira), às 20h, a cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão participa de bate-papo ao vivo em www.instagram.com/itaucultural, junto ao Educativo do Itaú Cultural, a respeito da Ocupação Lia de Itamaracá. Na live, Alessandra, que já participou de outros projetos com Lia e faz parte da equipe curatorial da mostra, conversa com o público sobre a elaboração da exposição. Também, traz para o bate-papo a pluralidade de saberes que Lia representa para a cultura brasileira, além de comentar curiosidades sobre a homenageada.

Nesse encontro virtual aberto ao público serão abordados assuntos como o surgimento da ciranda e suas características musicais, a presença de Lia dentro do estilo desde o início da carreira até os dias atuais, e também informações de Alessandra sobre como foi pensada a Ocupação Lia de Itamaracá. A mostra fica em cartaz até o dia 10 de julho, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e um vasto material sobre a homenageada também pode ser conferido no hotsite da exposição, no site do IC https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/lia-de-itamaraca/.

“Nessa live, vamos falar sobre a ciranda e sobre o que Lia de Itamaracá representa para essa tradição. Assim, a gente pode contextualizar o público e chegar na história de Lia”, adianta Alessandra.

A convidada, além de ter dividido alguns projetos com Lia – assina a música Falta de Silêncio, que integra o último álbum da artista, e a entrevistou para a websérie Acesa, que integra o projeto de mesmo nome contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural –, também é uma admiradora antiga da cirandeira.

“Quando eu era pequena, ia muito para Itamaracá, e para mim Itamaracá era sempre a ilha de Lia”, conta. “Quando eu fiquei adolescente eu entendi que Lia existia, que estava ativa, cantando. A cada encontro com ela, eu vou descobrindo outras Lias, vou descobrindo uma mulher por trás dessa figura, dessa imagem meio mítica, que para mim apareceu cedo”, declarou a compositora em depoimento que integra a Ocupação.

Todas as lives realizadas pelo Instagram do Itaú Cultural podem ser vistas depois no IGTV da instituição – www.instagram.com/itaucultural/channel/.

SERVIÇO

Live com Alessandra Leão sobre a Ocupação Lia de Itamaracá

Dia 31 de maio (terça-feira), às 20h

No Instagram do Itaú Cultural

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos aproximadamente

Compartilhar:

  • Data: 30/05/2022 08:05
  • Alterado:17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados