Itaú Cultural realiza webinário sobre os conflitos e dificuldades de convivência
O encontro reúne especialistas de diferentes campos sociais para tratar do aumento de conflitos por divergências na interação entre as pessoas, tanto na esfera individual quanto coletivas
- Data: 18/11/2020 18:11
- Alterado: 18/11/2020 18:11
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
O Itaú Cultural realiza no dia 19 de novembro (quarta-feira) o webinário Convivência Intercultural – Perspectiva Latino Americana, programação que a instituição realizaria presencialmente em março, mas devido à suspensão social necessária por conta da pandemia do Covid-19 acontece virtualmente neste mês. O encontro reúne, ao todo, 10 pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Congo para se debruçarem sobre a temática da convivência intercultural nas cidades na contemporaneidade, tendo como base pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural para criar um Índice de Convivência Intercultural (ICI), detectando a dimensão do impacto dos atuais conflitos, decorrentes de diferenças na interação entre as pessoas.
A programação é gratuita, como todas as atividades oferecidas pelo Itaú Cultural, e transmitida online pela Vocs, com interpretação em Libras e tradução simultânea do espanhol para o português e vice-versa. A reserva online dos ingressos deve ser feita pela Sympla (confira o serviço abaixo).
A reflexão em torno do assunto vai ao encontro da busca para criar um índice de convivência intercultural a partir da constatação do aumento de conflitos identitários entre grupos sociais na atualidade. Neste contexto, as políticas culturais são vistas como um meio de favorecer convivências solidárias e colaborativas. No entanto, se, por um lado, a falta de dados sobre essas diferenças e a amplitude do tema acabaram por inviabilizar a construção de um índice, por outro, a sua relevância expandiu o debate, agora transposto para este encontro virtual.
O webinário abre às 10h, com uma performance do escritor mineiro Ricardo Aleixo, finalista do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa de 2018, com a obra Antiboi, e indicado ao Jabuti com Modelos Vivos, em 2011. Acompanhando do violonista Alvimar Nunes, ele aborda questões que interferem na convivência e que serão tratadas no encontro: gênero, orientações e identidades sexuais, população em situação de deficiência, grupos etários, etnias, religião, imigrantes e refugiados. No final da programação, o escritor e o músico voltam para mais um momento da performance.
Na sequência, acontece a mesa inicial do webinário, reunindo a chilena María Paulina Soto Labbé, doutora em Estudos Sociais e Políticos Americanos e atual vice-reitora acadêmica da Universidade das Artes do Equador, e Enrique Saraiva, professor de Economia Criativa e de Política Cultural, na Universidad del Rosario, de Bogotá, na Colômbia. Com o título Por um Índice de Convivência: o Papel da Cultura na Sociedade, o debate leva ao público as questões que motivaram a criação do índice e seus impactos.
Mergulho
À tarde, das 15h às 18h30, a programação segue com dois painéis que têm como base dimensões individuais e coletivas levantadas na pesquisa do Índice de Convivência Intercultural. Ambos os encontros contam com mediação de Lilia Schwarcz, professora no departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), e comentários de Maria Paulina Soto Labbé e Enrique Saravia.
O primeiro painel aborda aspectos que afetam a convivência nas cidades, tendo em vista individualidades de seus habitantes, como questões etárias e de gênero, orientações e identidades sexuais e situação de deficiência. Participam do painel Enrique Pelaez, coordenador do programa de pesquisas sobre Sociedade e Idosos da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, e os brasileiros Leandro Colling, colaborador do programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Marcos Lima, jornalista, palestrante, youtuber e criador do canal Histórias de Cego, e Maria Salet Novellino, professora e pesquisadora do programa de pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde leciona metodologia da pesquisa e estudos de gênero.
O segundo painel, por sua vez, tem como tema os conflitos que afetam a convivência a partir da coletividade, como a religião e as condições de grupos étnicos e de imigrantes e refugiados. Os convidados desse encontro são Charly Kongo, congolês que vive no Brasil há mais de 10 anos e foi o primeiro refugiado a participar de uma plenária do Conselho Nacional para os Refugiados (CONARE), e Naine Terena, do povo indígena Terena, professora na Faculdade Católica de Mato Grosso, doutora em educação e mestre em artes. Junta-se à dupla Regina Novaes, doutora em antropologia, editora por 10 anos da revista Religião e Sociedade, e pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvendo projetos sobre juventude, cultura, religião e política.
Outros debates
Antes do webinário, o Índice de Convivência Intercultural (ICI) foi tema de uma edição especial da Revista do Observatório, lançada pelo Itaú Cultural em março deste ano e disponível ao público em https://www.itaucultural.org.br/revista-observatorio-lanca-edicao-especial-convivencia-intercultural-perspectiva-latino-americana.
O índice coloca em discussão, entre outros, as culturas machistas, xenófobas e homofóbicas, originadas em crenças compartilhadas. A partir desse olhar, o ICI recorre à ideia de cultura para além das expressões artísticas e patrimoniais, transbordando para a cultura composta por sensos comuns transcendentes.
A importância da alfabetização simbólica como base da convivência também colocada em debate, pela contribuição da cultura à diversidade cosmopolita. A abordagem de convivência intercultural do ICI traz à tona os direitos culturais dos diferentes, e consequentemente sistemas jurídicos respeitem o exercício de uma cidadania cultural globalizada.
SERVIÇO
Webinário Convivência Intercultural – Perspectiva Latino Americana
Dia 19 de novembro (quinta-feira)
10h às 11h30
Performance de abertura
Com o escritor Ricardo Aleixo e o músico Alvimar Nunes
Mesa Por um índice de convivência: o papel da cultura na sociedade
Com Maria Paulina Soto Labbé e Enrique Saravia. Mediação: Luciana Modé
15h às 18h30
Painéis Conflitos Identitários e Culturais
Painel 1:
Com Maria Salet Novelino, Leandro Colling, Marcos Lima e Enrique Pelaez
Painel 2:
Com Naine Terena, Regina Novaes e Charly Kongo
Performance de encerramento
Com o escritor Ricardo Aleixo e o músico Alvimar Nunes
Toda a programação acontece online e ao vivo via Vocs
Ingressos
Início das reservas de ingressos online para as mesas e espetáculos, sempre às quartas-feiras, a partir das 12h. No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) encontra-se o passo a passo para reservar o ingresso e acessar ao espetáculo.