Itaú Cultural realiza nova edição do Café com Libras e estreia coluna mensal sobre o assunto no site
A programação do Café abre com roda de conversa sobre Visual Vernacular e Poesia Visual. Encerra com encontro Slam de Surdes propondo novos olhares para celebrar a arte e a cultura surda, estimular a troca de ideias entre pessoas com pontos de vista diferentes e compartilhar vivências
- Data: 23/04/2024 15:04
- Alterado: 23/04/2024 15:04
Crédito:Divulgação
O projeto Café com Libras, que já esteve na grade fixa de programação presencial e on-line do IC, retorna para uma edição extraordinária no dia 28 de abril, domingo, com uma roda de conversa sobre Visual Vernacular e Poesia Visual. Será às 11h, no piso térreo, com Fábio Sá, poeta surdo, ator, mestre de cerimônia e intérprete, consultor e professor de Libras, e Yanna Porcino, artista preta surda, LGBTQIAP+, graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Pernambuco e igualmente professora, tradutora e consultora de Libras. Às 15h30, a programação segue com um encontro do Slam de Surdes. Não é necessário reserva de ingresso, a programação toda tem acesso livre, no piso térreo.
O tema da roda de conversa com Fábio Sá e Yanna Porcino é a literatura na comunidade surda, sendo a Poesia Visual, como é definida no Brasil, e o Visual Vernacular (VV), mais difundida no exterior, uma das linguagens artísticas da comunidade e termo especializado da Literatura Surda. Junto do público, eles abordam o uso dessa terminologia no país, onde não há consenso sobre o uso de um termo ou outro.
Por sua vez, o encontro Slam de Surdes é composto por dois momentos, um com microfone aberto, no qual qualquer pessoa pode apresentar suas poesias livremente, e outro com batalha entre os participantes e as demais pessoas que quiserem se inscrever presencialmente no evento. Na competição, quem participa apresenta poemas autorais desafiando-se no tempo limite de três minutos. Os competidores estarão sob o olhar de cinco jurados que, simbolicamente, premiarão o vencedor com uma caneca do Café com Libras.
Coluna sobre cultura surda
Nesta quarta-feira, estreia no site do IC uma nova coluna, em vídeo, dedicada ao universo da cultura surda. Nela, Gabriel Isaac, multiartista, influenciador, ator, produtor e tradutor de Libras, fala sobre o assunto explorando a cada edição um novo tema. Na estreia ele apresenta a coluna e fala sobre a relação do IC com o tema e a importância de incluir a Libras em espaços culturais.
O novo colunista é uma das vozes mais potentes da comunidade surda. Ele tem publicado conteúdos diversos sobre a importância da acessibilidade, inclusão e diversidade, mostrando todas as nuances do que é ser surdo. É criador da festa Euforie-se, voltada para a comunidade surda, e um dos premiados na categoria Líderes de Acessibilidade, pela Hand Talk.
Participantes do Café:
Fábio De Sá é poeta surdo, ator, mestre de cerimônia, intérprete, consultor e professor de Libras. É artista em visual-vernacular tendo feito apresentações no Chile (2019), Colômbia (2019), Japão (2020), França (2017, 2019 e 2022), Suíça (2022), Uruguai (2022) e Circo de Versos, no Brasil (2021 e 2022). Ministrou workshops de Visual Vernacular na Costa Rica, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil (SC, MG e SP).
Yanna Porcino é artista preta surda e LGBTQIAP+, graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Pernambuco. É professora, tradutora e consultora de Libras. Participou do curso de Liderança Internacional para Surdos, em 2021 e 2022 e é voluntária na Coordenadoria Nacional de Jovem Surdo. Criadora do Instagram Meus Sinais Expressam, onde compartilha poemas visuais e movimentos sociais, buscando conscientização.
Slam de Surdes foi criado em 2018, na Praça Roosevelt, com objetivo de dar visibilidade para a arte surda. É majoritariamente composto por poetas e ativistas dos movimentos negros, feministas e LGBTQIAP+. É aberto para ouvintes e surdos.
SERVIÇO:
Café com Libras
Dia 28 de abril
Roda de conversa: das 11h às 12h
Slam de surdes: das 15h30 às 18h
Local: Piso térreo do IC