Itaú Cultural realiza leituras dramáticas de obras de Dias Gomes
Em sinergia com a Ocupação Dias Gomes, o Itaú Cultural tem final de semana com leituras dramáticas de textos do dramaturgo
- Data: 17/11/2022 14:11
- Alterado: 17/11/2022 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Reprodução
O Itaú Cultural apresenta de 18 a 20 de novembro (sexta-feira a domingo), em sinergia com a Ocupação Dias Gomes, com uma série de três leituras dramáticas criadas a partir de textos do dramaturgo Dias Gomes (1922-1999), homenageado na exposição em cartaz até 15 de janeiro, na sede da instituição. A programação é gratuita e os ingressos devem ser reservados pela plataforma INTI.
Na sexta-feira, dia 18, o coletivo paulistano Teatro do Osso abre a programação às 20h, com a leitura de Meu Reino por um Cavalo. Penúltima peça escrita por Gomes – autor que completaria 100 anos em 2022, se estivesse vivo –, ela foi encenada pela primeira vez em 1989, tendo no elenco Paulo Goulart, Nicete Bruno e Ângela Leal no elenco. Para o autor, tratava-se de uma comédia delirante e caótica, na qual o protagonista era uma espécie de seu alter ego. Para o Teatro do Osso, ela é o meio para mergulhar na realidade, na ficção, na memória e na alucinação que impulsionaram Dias Gomes a escrever sobre seu próprio ofício no fim dos anos 1980.
Versando sobre a relatividade de valores tidos como absolutos, a trama é conduzida por Otávio Santarrita, um dramaturgo cheio de dúvidas quanto a si próprio, seu trabalho criativo, sua vida privada, as posições ideológicas e as contradições do mundo em que vive. A crise, a loucura e o caos rondam o universo do autor, que está à procura de suas personagens, do seu teatro, do seu tema e do seu tempo.
No sábado, mais uma vez às 20h, é a vez do Núcleo Experimental, também de São Paulo, fazer a leitura de A Comédia dos Moralistas. Primeira peça de Dias Gomes, escrita por ele aos 15 anos, ela foi publicada apenas em 1939, mesmo ano em que o texto venceu o Concurso do Serviço Nacional de Teatro.
A Comédia dos Moralistas retrata a família do Dr. Ponciano, personagem que se auto-intitula Presidente da Sociedade Salvadora da Moral Pública, pegando para si a tarefa de ser o bastião da moralidade e causando desconforto em alguns de seus familiares, como os filhos Felipe e Paulinho. Porém, num baile de máscaras, essa fachada de retidão cai, como um castelo de cartas.
A última noite da programação acontece no domingo, dia 20, às 19h, com a leitura dramática de O Pagador de Promessas, feita por Os Inventivos. Completando, em 2022, 18 anos de investigação estética no teatro de rua, o grupo reafirma na apresentação a sua vertente popular e evidencia assuntos ainda fortemente presentes na sociedade, como a intolerância religiosa.
Mais Dias
Além das leituras dramáticas, a Ocupação Dias Gomes conta, ainda, com um vasto material, disponibilizado no hotsite da exposição, hospedado no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br/ocupacao), assim como atividades e programações presenciais e virtuais.
O Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural oferece atividades diversas para garantir o acesso de todos os públicos, como Experiências e passeios virtuais, encontros com professores. Já na plataforma de cinema brasileiro Itaú Cultural Play, está em cartaz, desde a abertura da mostra, o filme O Pagador de Promessas (1962).
Considerado um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos, O Pagador de Promessas traz a saga de Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes), que vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal.
Com o seu restabelecimento, o proprietário põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando uma cruz de madeira. Mas a via crucis se torna mais angustiante quando Rosa se engraça com o cafetão (Geraldo Del Rey) e quando o padre (Dionísio Azevedo), que lhe nega a entrada em sua igreja, por Zé haver feito a promessa em um terreiro de macumba.
?O acesso à plataforma de streaming Itaú Cultural Play é gratuito, e pode ser feito por dispositivos móveis IOS e Android, podendo ser acessada pelo site www.itauculturalplay.com.br.
SERVIÇO:
Leituras Dramáticas – Ocupação Dias Gomes
Dia 18 de novembro (sexta-feira), às 20h
Meu Reino por um Cavalo
Com a companhia Teatro do Osso (SP)
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos (as cenas podem conter agressão física, consumo de drogas e insinuação sexual)
Reserva de ingresso pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
Dia 19 de novembro (sábado), às 20h
A Comédia dos Moralistas
Com Grupo Experimental (SP)
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos (conteúdo violento, linguagem inapropriada para crianças)
Reserva de ingresso pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
Dia 20 de novembro (domingo), às 19h
O Pagador de Promessas
Com Os Inventivos (SP)
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Reserva de ingresso pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)