Itaú Cultural realiza debate Ping Pong Brasil-Escócia

Noel Jordan se junta a diretores brasileiros em debate sobre arte para crianças e jovens

  • Data: 01/10/2019 14:10
  • Alterado: 01/10/2019 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural realiza debate Ping Pong Brasil-Escócia

Crédito:Tom Cramond

Você está em:

No dia 7 de outubro (segunda-feira), às 19h30, acontece no Itaú Cultural o debate Ping Pong Brasil-Escócia: Os Festivais de Arte para Crianças Cá e Lá: Realidades, Buscas, Ações e Perspectivas. A atividade é promovida pela Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens (FIBRA) com o apoio do instituto e o patrocínio do Programa Pontes, British Council e Oi Futuro. Participam o diretor do Festival para Crianças de Edimburgo, antes chamado de Festival Imaginate, Noel Jordan, os diretores Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento e do Primeiro Olhar – Mostra Internacional de Teatro para Bebês, e Aglaia Pusch, da companhia e festival Paideia.

A conversa entre os três especialistas e o público aborda a produção de arte para crianças e jovens no presente momento social, econômico e político mundial. Em uma segunda parte, os convidados responderão a perguntas do público, promovendo um espaço para intercâmbio de informações. Eles também estão abertos a receber material de artistas e produtores presentes na plateia. Haverá durante a conversa tradução simultânea do inglês para o português.

Sobre os convidados

Noel Jordan é o curador do Edinburgh International Children’s Festival (Festival para Crianças Internacional de Edimburgo – antes, Imaginate Festival), o maior Festival britânico de artes para o público jovem. Dono de grande experiência e tendo viajado por muitos países, apresenta muitas referências e experiências no que tange aos critérios mais contemporâneos da experiência da arte para este público.

Nascido na Austrália, trabalhou em teatro para crianças e jovens por quase 30 anos em seu país. Noel tem uma vasta experiência como produtor, diretor, ator-orientador e educador de teatro. Trabalhando como professor de teatro em educação artística na Universidade de Melbourne, completou seu mestrado em Educação. Como produtor, Noel trabalhou na Sydney Opera House, onde foi curador dos programas anuais de jovens da Casa – Ed e Kids at the House, de 2004 a 2010 e, em 2011, como curador convidado. Foi membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude (ASSITEJ), entre 2008 e 2014.

Luiz André Cherubini é diretor do Grupo Sobrevento, que fundou em 1986. Diretor teatral, ator, manipulador, bonequeiro, formado em comunicação social – jornalismo e em artes cênicas – direção teatral. Foi professor de teatro de animação do curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo (USP), ministrou cursos em instituições do Brasil e do Chile. Participou de uma centena de Festivais em quinze países de quatro continentes e apresentou-se, com o Grupo Sobrevento, em cerca de 40 festivais espanhóis e em cerca de 200 cidades brasileiras. Participou da formação do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e a Juventude (CBTIJ), no Rio de Janeiro, e representou o Brasil em Festivais da Associação Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude (Assitej) e União Internacional da Marionete (UNIMA). Dirigiu uma dezena de festivais no Brasil, sendo mantenedor do Primeiro Olhar SP – Mostra Internacional de Teatro para Bebês, A Praça dos Bonecos e a Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento. É reconhecido internacionalmente como um expoente do Teatro para Bebês, do Teatro de Bonecos e de Animação, do Teatro de Objetos e do Teatro para a Infância e a Juventude.

Aglaia Pusch é educadora formada em Berlin, dramaterapeuta, atriz e cenógrafa. Dá aulas de teatro desde 1979 dedicando-se ao trabalho com crianças e jovens. Curadora e produtora de mostras de teatro e festivais internacionais de teatro para jovens e crianças desde 1994. Diretora do Centro Cultural Monte Azul, tendo trabalhado como atriz, foi também fundadora do Teatro Monte Azul. Em 1998 criou a Paidéia Associação Cultural, junto com Amauri Falseti, atuando na curadoria da programação e direção da companhia. Participou da direção do projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Projeto Mutação, na FEBEM de Porto Alegre, tendo participado também da montagem de espetáculos, workshops e como convidada em festivais de teatro em vários países como Argentina, Alemanha, Chile, Equador, França, Itália, Japão, Paraguai, Suíça e Turquia.

SERVIÇO:

Ping Pong Brasil-Escócia – Os Festivais de Arte para Crianças Cá e Lá: Realidades, Buscas, Ações e Perspectivas

Debate com Noel Jordan, Luiz André Cherubini e Aglaia Pusch

Dia 7 de outubro

Das 19h30 às 22h

Local: Sala multiuso

Duração: 150 minutos – com intervalo

Capacidade: 100 lugares

Classificação Indicativa: livre

Distribuição de ingressos: uma hora antes do início

Compartilhar:

  • Data: 01/10/2019 02:10
  • Alterado:01/10/2019 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados