Itaú Cultural realiza 12ª edição do On_Off – Experiências em Live Image
On_Off recebe performances em live image brasileiras e francesa que trazem ao universo digital referências analógicas, gráficas e naturais
- Data: 29/07/2019 14:07
- Alterado: 29/07/2019 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:divulgação
De 2 a 4 de agosto (sexta-feira a domingo) o Itaú Cultural realiza a 12ª edição do On_Off – Experiências em Live Image, festival que em 2019 leva ao público quatro performances de experimentações audiovisuais e sonoras feitas ao vivo que trazem referências analógicas, gráficas e naturais ao digital. Com curadoria do artista e pesquisador Lucas Bambozzi, a programação reúne convidados do Brasil e da França que apresentam no palco expansões do cinema e das apresentações cênicas convencionais, provocando sensações que perpassam tanto o mundo analógico quanto o digital.
A programação abre na sexta-feira (dia 2), às 20h, com Sphere, projeto mais recente do grupo francês 1024 Architecture, estreado em 2018. Com base na afirmação do físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) de que a realidade das coisas “é uma esfera infinita cujo centro se encontra em toda parte e cuja circunferência não se acha em nenhuma”, a performance utiliza elementos gráficos para criar uma narrativa imersiva, plástica e de grande impacto sensorial. No palco, o artista François Wunschel explora à exaustão as formas e os elementos granulares das esferas, na qual som e imagem são percebidos como uma entidade única, universal. Após a apresentação, Wunschel conversa com o público sobre a performance.
A repetição de padrões elementares também guia Moiré, performance inédita que o brasileiro Matheus Leston apresenta no sábado (dia 3), no mesmo horário. Este projeto multimi´dia explora o Efeito Moire´, que surge quando dois padrões regulares são sobrepostos e levemente deslocados, gerando formas e manchas que não estão presentes em nenhuma das imagens originais. A partir de então, o artista mescla o conceito visual ao sonoro, em um concerto envolvendo um painel de LED, dois pianos e luzes programáveis. Controlados por computador em tempo real, os instrumentos produzem uma apresentação audiovisual, em que o analógico, o digital, o acústico e o computacional se potencializam em interferências mútuas.
Dobradinha
O último dia de programação do ON_OFF 2019 conta com duas estreias brasileira no palco do Itaú Cultural.
Às 18h, a paraense Roberta Carvalho apresenta Margens, projeto que incorpora abstrações e padrões desta edição, com elementos figurativos e humanos conectados com a natureza de Belém do Pará. Produzido especialmente para esta edição do ON_OFF, o projeto parte da pesquisa e do envolvimento de Roberta junto a populações ribeirinhas do Rio Guamá, com depoimentos e projeções de vídeo que mostram a visibilidade turva dessas comunidades. São grupos que vivem à margem das aglomerações urbanas predatórias da área metropolitana da capital paraense, muitas vezes em tensão entre o capital e a natureza.
Já Imerso, que a dupla formada por Fernanda Fernandes e Raquel Abdian apresenta às 19h, utiliza a repetição de padrões para produzir um projeto baseado em retroalimentações e reverberações. Criada especialmente para o ON_OFF, a performance traz a captura em tempo real de imagens de um aquário, preenchido por fluidos de diferentes densidades. Esta será a base para se explorar refrações, distorções óticas, efeitos de reflexão e de difusão sonora e visual. A proposta é estimular a visualização de mundos inexistentes, mas produzidos por elementos reais e físicos.
Sobre convidados e curador
1024 Architecture é um estúdio criativo formado a partir de práticas confluentes entre arquitetura, arte e sistemas digitais, direcionadas para experiências coletivas. De projetos temporários a obras permanentes, projeta obras de arte que interagem com o ambiente. O grupo, fundado em 2007 por Pier Schneider e François Wunschel, teve origem em projetos conjuntos na École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg. A dupla envolve colaboradores e desenvolvedores para a elaboração de projetos de instalações, cenografia, artes visuais, performances e estruturas de iluminação.
Fernanda Fernandes é cineasta e vídeo-criativa e Raquel Abdian é produtora musical. Com grande interesse pelo limiar entre o universo analógico e a arte e tecnologia, exploram a multidisciplinaridade das artes visuais e sonoras e suas fronteiras de forma abrangente e integrada. Juntas, desenvolveram o filme-ensaio ao vivo Fratura (2019) e a performance de live cinema Quadro a Quadro (2018/2019). Também integrantes do Coletivo Espectro, se apresentaram em festivais por todo Brasil com as obras Arritmia (2018), Blocks (2017) e Distopia (2017).
Lucas Bambozzi é curador, artista e pesquisador em novas mídias produz trabalhos em vídeo, instalações e meios interativos. Seus trabalhos já foram exibidos em mais de 40 países. Dedica- se à exploração crítica de novos formatos de mídia independente com ênfase em projetos envolvendo campos informacionais em espaço públicos. É doutorando da FAUUSP e professor na FAAP, em São Paulo.
Matheus Leston é músico, artista e produtor musical. Em 2013 criou e produziu a Orquestra Vermelha, projeto multimídia premiado pelo Programa Rumos. Produz música eletrônica sob o nome Lateral sendo também membro da Patife Band, de Paulo Barnabé. Trabalhou com instituições de arte, como o Instituto Tomie Ohtake e Fundação Bienal de São Paulo. Participou da exposição Caos e Efeito, do projeto Ao Redor de 4’33” da 7a Bienal do Mercosul, da 4a Jornada de Cinema Silencioso e do Sistemas Ecos 2014. Compôs a trilha sonora da série Contos do Edgar e dos filmes Preto ou Branco!, A Redação, Obra Prima, Mais uma Noite, entre outros.
Roberta Carvalho é artista visual nascida em Belém do Pará. Estudou Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve trabalhos no trânsito entre a imagem, a intervenção urbana, a videoprojeção, a instalação e a videoarte. Participou de exposições, coletivas e individuais no Brasil, Bélgica, Espanha e Martinica. Contemplada com os prêmios FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais (2014), Prêmio Diário Contemporâneo (2011) e FUNARTE Microprojetos da Amazônia Legal (2010). Suas obras integram acervos como o do Museu de Arte Contemporânea Casa das 11 Janelas (PA) e Museu da Universidade Federal do Pará.
PROGRAMAÇÃO
DIA 2 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
20h
Espetáculo Sphere (2018)
Com o grupo 1024 Architecture (FRA)
Apresentação seguida de conversa com o artista François Wunschel
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos
DIA 3 DE AGOSTO (SÁBADO)
20h
Espetáculo Moiré (20189)
Com Matheus Leston (BRA)
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 45 minutos
DIA 4 DE AGOSTO (DOMINGO)
18h
Espetáculo Margens (2019)
Com Roberta Carvalho (BRA)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos
19h
Espetáculo Imerso (2019)
Com Fernanda Fernandes e Raquel Abdian (BRA)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos
SERVIÇO
12ª edição ON_OFF – Experiências em Live Image
De 2 a 4 de agosto (sexta-feira a domingo)
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: 1 horas antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô