Itaú Cultural reabre para novas inscrições a plataforma Arte e Acesso
O site Arte e Acesso – Portfólio Coletivo de Artistas com Deficiência possibilita a localização de artistas com deficiência em todo o Brasil, a partir de diferentes ferramentas
- Data: 15/08/2022 11:08
- Alterado: 15/08/2022 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
No dia 17 de agosto o Itaú Cultural reabre a plataforma Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência, no endereço www.itaucultural.org.br/arteeacesso, para inscrições dos artistas que desejam integrá-lo de acordo com os requisitos exigidos. Desenvolvida pelos Núcleos de Educação e Relacionamento e Infraestrutura e Produção, seu objetivo é mapear trabalhos de pessoas com deficiência atuantes nas diferentes áreas de expressão artística.
Com este projeto, o Itaú Cultural visa incentivar programadores, curadores e produtores, independentes ou ligados a espaços culturais, a expandir a presença desses artistas em suas programações. Ele foi lançado no ano passado e a partir do dia 17 fica aberto por tempo indeterminado para os artistas que quiserem se cadastrar.
Na plataforma, de fácil navegação, é possível filtrar a busca por área de expressão, estado ou palavra-chave. Ficam disponíveis para acesso, uma pequena fotografia do artista, seu estado de origem, área de atuação, minibiografia, além de links para as suas redes sociais.
Para se inscrever é preciso acessar o endereço itaucultural.org.br/arteeacesso, clicar em “faça parte”, no canto superior direito e preencher as informações necessárias no formulário. Outra opção é acessar diretamenteitaucultural.formstack.com/forms/portfoliodeartistaspcd.
Cada uma das inscrições passará pela verificação de dois consultores convidados pela organização: os artistas visuais Fabio Passos, de Teresina, no Piauí, e Letícia Brasil, de São Paulo. Após essa etapa, em cerca de 30 dias, o portfólio do artista estará no ar, caso cumpra os seguintes requisitos: ser um artista com qualquer deficiência residente e atuante no Brasil mediante autodeclaração, ter e comprovar experiência de um ano como artista de qualquer área de expressão dentre as mapeadas pela plataforma (artes cênicas, música, literatura, artes visuais e audiovisual), ter ao menos 18 anos de idade e um trabalho condizente com os valores de não discriminação do Itaú Cultural e não atentatórios aos direitos humanos.
A inclusão do artista na plataforma não configura nenhuma relação comercial ou trabalhista entre o artista e a organização e não assegura contratação do mesmo para compor as programações do IC. A observância de todos os critérios de inclusão é condição obrigatória para a entrada do artista no portfólio coletivo.
SERVIÇO:
Relançamento da plataforma Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência
Dia 17 de agosto