Itaú Cultural inaugura o primeiro encontro do Roda de Leitura
Os contos Deus e Helena, presentes no livro Das Tripas Coração, foram os primeiros escolhidos para a estreia do projeto quinzenal de incentivo à leitura compartilhada da instituição
- Data: 02/08/2021 11:08
- Alterado: 02/08/2021 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Ana Estaregui
Crédito:Divulgação
No dia 4 de agosto (quarta-feira), às 17h, o Itaú Cultural apresenta em seu site www.itaucultural.org.br o primeiro encontro do Roda de Leitura, projeto quinzenal que visa incentivar o exercício da leitura compartilhada. Mediado pela professora Renata Pimentel e pela poeta Ana Estaregui, a atividade começa abordando dois contos da escritora Ezter Liu: Deus e Helena. Com uma linguagem cotidiana e simples, ambos os textos são acompanhados de imagens e contam de forma breve e poética histórias de pessoas comuns.
Os ingressos para participar da atividade estão disponíveis gratuitamente pela plataforma Sympla. O participante tem acesso ao texto uma semana antes do encontro.
Natural de Recife e residente em Carpina, cidade da zona da mata pernambucana, Ezter Liu escreve poesia e prosa e já tem três livros publicados. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pernambuco de Literatura, em 2018, com o livro Das Tripas Coração, do qual fazem parte esses contos que serão lidos no encontro da Roda de Leitura.
Próximos textos
Realizado quinzenalmente às quartas-feiras, às 17h, o Roda de Leitura do dia 18 de agosto aborda os textos Ladainha, Das Coisas e Lambidas, todos do poeta e compositor maranhense Salgado Maranhão. Os ingressos para participar da atividade ficam disponíveis no site da Sympla a partir do dia 4 de agosto (quarta-feira).
Sobre as consultoras
Ana Estaregui é poeta formada em Artes Visuais pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. É autora dos livros Chá de Jasmim (Patuá, 2014) e Coração de Boi (7Letras, 2016), ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017. Em 2018, recebeu o Prêmio Governo de Minas de Gerais de Literatura na categoria poesia. Colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva e realiza oficinas livres de criação em escrita e arte. Atualmente ministra o curso Encruzilhadas: poesia e artes visuais – como pensar poéticas de procedimento?, no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Renata Pimentel é graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela UFPE. Desde 2010 é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista (ed. Confraria do Vento, 2011); Da arte de untar besouros (poesia, ed. Confraria do Vento, 2012) e Denso e leve como o voo das árvores (poesia, ed. Confraria do Vento, 2015); além de artigos em vários periódicos e capítulos de livros. Tem formação também em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia em dança contemporânea e artes da cena, escreve dramaturgia para teatro e roteiro para audiovisual, além de atuar e trabalhar com curadoria e pesquisa em artes visuais. Foi colunista do JC on line e da Revista e site Outr@s Crític@s.
SERVIÇO??
Roda de Leitura – prosa: Ezter Liu
Dia 4 de agosto (quarta-feira), 17h
Via Zoom?
Reserva de ingressos pela plataforma Sympla, em: https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura–um-dedo-de-prosa-ezter-liu__1285784
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Interpretação em Libras