Itaú Cultural estreia Sueño, da Heroica Companhia de Teatro
As apresentações são gratuitas. Os ingressos são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação
- Data: 18/08/2023 11:08
- Alterado: 18/08/2023 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural estreia Sueño
Crédito:João Caldas
De 31 de agosto a 17 de setembro (de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo às 19h) o Itaú Cultural apresenta Sueño, espetáculo da Heroica Companhia de Teatro, que após temporada apresentada ao ar livre, em decorrência da pandemia, estreia no palco. Com direção e dramaturgia de Newton Moreno e elenco formado por Leopoldo Pacheco, Sandra Corveloni, Paulo de Pontes, Michelle Boesche, José Roberto Jardim e Simone Evaristo, a trama é uma livre adaptação da peça Sonho de uma Noite de Verão em terras latino-americanas. Nela, um grupo de teatro ensaia esta peça de Shakespeare, até um casal integrante da trupe ter seus destinos mudados radicalmente por um momento ditatorial na América do Sul.
Toda a programação do Itaú Cultural é gratuita. Os ingressos são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação, e devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).
Sueño se passa em 1973, em Santiago do Chile. Neste cenário, um grupo de teatro ensaia Sonho de uma Noite de Verão. Entre os integrantes, um casal de militantes, cuja mulher está grávida, tem de fugir do país por perseguição da ditadura. Assim, acabam sendo separados. Por fim, ele sai em busca de sua família e sonha reestrear a peça com pessoas que reaprenderam a sonhar com liberdade e independência.
Em cena, fica evidente a simbiose entre as histórias da família e da brava tentativa da trupe em ensaiar o espetáculo tão sonhado por Vine, o marido. “Sueño é nosso manifesto poético. É a nossa teimosia estética para retornar ao teatro após o caos pandêmico e político que atravessamos, evidenciando nossa crise e buscando reafirmar a potência de nosso ofício”, diz Moreno.
A montagem tem como base a operação CONDOR, que envolveu Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai em uma rede de informações dos movimentos subversivos, responsável por muitas prisões e ‘desaparecimentos’. Segundo o diretor, a proposta é acessar gavetas-memórias desta rede de perseguição e opressão, e usar a dramaturgia para explorar processos ditatoriais na América Latina e as famílias que foram separadas.
“Parece-nos oportuno esse nosso jogo cênico de memória sobre a herança ditatorial latino-americana. Não há como se construir bases sólidas para um futuro sem o conhecimento aprofundado do passado”, conclui ele.
Retomada
Sueño estreou em 2021, nos jardins do teatro popular João Caetano, localizado na Vila Clementino, zona sul da cidade, em uma tentativa do grupo de criar uma peça-ensaio, para ser revisitada a cada apresentação e a cada temporada, em um processo constante, assim como tem sido a história do continente americano. A primeira temporada foi intitulada Sueño – ensaiando sonhos. Esta, a segunda, será apresentada no ambiente fechado, com novas composições do espaço cênico.
“Trata-se de uma ‘estreia’, após quase dois anos de luta para retomar este trabalho”, observa Moreno. “Só que agora, estaremos abraçados pelo teto do palco italiano e em relação direta com o público do Itaú Cultural”, diz o diretor.
O objetivo do espetáculo segue o mesmo: atravessar e ser atravessado pelo universo onírico e violento de Shakespeare para discutir a crise identitária na América Latina. “Adaptamos essa obra para o nosso ‘sueño’ latino, sempre ameaçado por desgovernos e ditaduras. Queremos vasculhar como essa herança ainda opera em nosso pensamento como nação e quais as cicatrizes desta chibata ditatorial”, observa o produtor Emerson Mostacco.
SERVIÇO
Espetáculo Sueño
Com Heroica Companhia Cênica
De 31 de agosto a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo e feriados, às 19h (horário de Brasília)
Duração: 150 minutos + 15 minutos de Intervalo
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: 16 anos [violência, conteúdo sexual, tema sensível]
Entrada: gratuita
Reservas de ingressos na semana anterior às sessões pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br