Itaú Cultural entra em julho com programação variada para as crianças
Nas férias escolares, as atividades para as crianças no Itaú Cultural ganham mais dias além do fim de semana
- Data: 02/07/2019 14:07
- Alterado: 02/07/2019 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:divulgação
O Itaú Cultural entra em julho com programação farta e variada para as crianças em férias e seus acompanhantes adultos as atividades dos finais de semana, já tradicionais, somam-se outras ações elaboradas pelo Núcleo de Educação e Relacionamento não somente para os sábados e domingos, como também em todas as terças-feiras e quintas-feiras do mês.
A diversão começa no primeiro fim de semana, no sábado, com uma Oficina de Carimbos, às 11h30, e uma Caça ao Tesouro, às 15h. No domingo, às 13h, tem a Intervenção Fórum, oficina para criação de um mural inspirado nas obras exibidas na exposição Ainda Há Noite, vinculada ao Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.
Nos dois dias, sábado e domingo, às 15h, tem o espetáculo Canções para Pequenos Ouvidos, com a Orquestra Modesta, programado pelo Núcleo de Cênicas dentro da programação fixa do mês. O Arte na Rua, que todos os domingos apresenta alguma peça ao ar livre, para adultos e crianças, aproveitando a Paulista aberta para as pessoas, traz A Fabulosa Charanga dos Excêntricos, do grupo Circo Teatro Palombar.
Também não poderia faltar na programação do domingo, uma contação de história no espaço Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. Este é um lugar criado para que as crianças convivam com a literatura em todo o fim de semana, com obras do acervo infanto-juvenil da biblioteca do instituto e a troca de livros.
Dando sequência à primeira semana da programação de férias, na terça-feira, 9, e na quinta-feira, 11, sempre às 15h, o instituto oferece uma exploração à coleção Brasiliana, em exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, que parte de uma Roda de Conversa.
Programação do fim de semana
A Oficina de Carimbos, sábado às 11h30, ensina a criar as imagens para esse tipo de instrumento, que marca papéis com tinta, inspiradas nas gravuras Brasiliana. Na tarde do mesmo dia, às 15h, os educadores do instituto promovem uma Caça ao Tesouro nos corredores do Espaço Olavo Setubal, que abriga essas obras da Brasiliana. Nesta brincadeira lúdica, as crianças conhecerão as moedas, gravuras e outros objetos em exposição permanente no quarto e quinto andares do instituto.
No Intervenção Fórum, ação do domingo, às 13h, a abordagem muda para a arte fotográfica latino-americana. Nesta atividade as crianças remontarão murais de fotos a partir de fragmentos de imagens. Ela será realizada na calçada em frente ao instituto e está relacionada ao Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, já realizado no instituto, mas que ainda mantém a exposição de fotógafos da América Latina, até 11 de agosto.
Canções para Pequenos Ouvidos, o espetáculo a ser apresentado às 15h do sábado e do domingo, traz quatro palhaços que ajudam um maestro a realizar o seu concerto depois que os músicos da orquestra o deixam na mão. Essa aventura é contada pela Orquestra Modesta, com direção de Fernando Escrich e Anderson Spada, e apresenta músicas com temas que constroem uma dramaturgia divertida, embarcando o público em uma viagem musical. De forma poética e simples, todos são conduzidos a refletir sobre suas memórias afetivas, entre brincadeiras e interação com a plateia.
Na programação ao ar livre na Paulista, voltada para adultos e crianças, às 14h e às 16h, tem A Fabulosa Charanga do Excêntricos, do grupo Circo Teatro Palombar. Em uma mescla de números circenses e de música, eles criam uma performance com sonoridade engraçada, poesia e exaltação à beleza e à simplicidade do palhaço.
Cantinho, Feirinha e Contação
O acolhimento no Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca acontece no sábado e no domingo. No Cantinho, o público encontra publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Em julho, o Cantinho se conecta com a Ocupação Lydia Hortelio, que abre no instituto no dia 20, autora em destaque da programação. Lydia nasceu em Salvador (Bahia) em 1932, é graduada em música, etnomusicologia e educação musical. Pesquisadora na área da cultura da criança e idealizadora da Casa das Cincos Pedrinhas, um lugar de brinquedo: de prática, pesquisa e documentação, estudo e irradiação de Cultura da Criança.
As indicações de livros deste fim de semana são Maria Peçonha, de André Neves, e Saci, o Espírito da Selva, de Marlene Perlingeiro. Para a contação do domingo, 7, Adriana Chiovatto leva o Baú de Contos, que tem como objetivo incentivar as crianças a explorarem a criatividade e desenvolverem a imaginação.
Atividades às 3ªs e 5ªs feiras
A proposta do instituto é agregar conhecimento durante o período de férias escolares estendendo a programação para dias da semana durante todo o mês, mudando a programação a cada semana. Na primeira, a dos dias 9 e 11 (terça-feira e quinta-feira), duas Rodas de Conversas levam as crianças a diferentes momentos da história do Brasil tendo como fio condutor as obras da Coleção Brasiliana, no Espaço Olavo Setubal. No primeiro dia, a conversa com a petizada é sobre os regimes que marcaram a história do país. No segundo, o tema é a visão europeia na construção do Brasil.
Sobre Orquestra Modesta
A Orquestra Modesta é uma idealização de Fernando Escrich, músico, palhaço diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo nos últimos anos, criaram, em 2015, o show que busca resgatar o universo dos antigos bailes de carnaval para família, com repertório repleto de marchinhas tradicionais e algumas canções autorais, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços.
A cada ano, o elenco é formado por doze palhaços de diferentes cias teatrais de São Paulo que desenvolvem um trabalho voltado ao público infanto-juvenil. Em outubro de 2017 a Orquestra Modesta, com um elenco reduzido, estreou o primeiro espetáculo autoral Canções para Pequenos Ouvidos, sob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada. Fernando Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 como umas das personalidades que mais contribuíram para o teatro infantojuvenil de São Paulo no ano de 2017, sendo reconhecido pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística deste espetáculo. Também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.
Sobre Grupo Circo Teatro Palombar
O Grupo Circo Teatro Palombar nasceu em julho de 2012, a partir do processo de formação artística realizado pelo Instituto Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes. São parte de uma geração de grupos circenses formados em escolas de Circo Social. A partir do estudo do circo, do teatro e da música, criaram um repertório de quatro espetáculos, consolidando características próprias no atual contexto do circo. Um coletivo com treze integrantes que mantém um processo cooperativo e contínuo de pesquisa e criação, tendo a arte como projeto de vida. Além das apresentações, desenvolvem um trabalho de formação de crianças e jovens a partir dos conceitos do Circo Social.
Sobre Adriana Chiovatto
Contadora de histórias, atriz e pedagoga, explora a criatividade das crianças com adereços lúdicos, músicas e interação, envolvendo-as em um mundo mágico e cheio de possibilidades, onde o público participa, aprende e se diverte ao mesmo tempo. Formada em teatro e pedagogia, idealizou o Baú de Contos a partir de sua larga experiência com o público infantil.
FICHAS TÉCNICAS DAS PEÇAS:
Canções para Pequenos Ouvidos
Concepção, cenografia, direção musical e arranjos: Fernando Escrich
Direção: Fernando Escrich e Anderson Spada
Figurino: Marichilene Artisevskis
Elenco: Alexandre Maldonado, Henrique Rímoli, Monique Franco, Tereza Gontijo e Sandro Fontes
Produção Executiva: Nascedouro Gestão Cultural (Elisa Taemi e Milena Marques)
A Fabulosa Charanga dos Excêntricos
Direção: Adriano Mauriz
Assistente de coordenação: Ricardo Big
Produção Geral: Grupo Circo Teatro Palombar
Direção Musical: Joilson dos Santos
Elenco: Henrique Nobre, Paulo Wesley, Leonardo Galdino, Guilherme Torres, Rafael
Garcia, Marcelo Nobre, Giuseppe Farina, Vinicius Mauricio e David Willian
SERVIÇO
Oficinas de Carimbos
Dia 6 de julho (sábado), às 11h30
Duração: 90 minutos
Local: piso -1
Capacidade: 20 vagas
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita
Inscrições a partir das 11h
Interpretação em Libras
Caça ao Tesouro
Dia 6 de julho (sábado), às 15h
Duração: 60 minutos
Local: Espaço Olavo Setubal – 4º andar
Público recomendado: Livre
Entrada gratuita
conforme demanda do público
Inscrições a partir das 14h
Interpretação em Libras
Intervenção Fórum
Dia 7 de julho (domingo), a partir das 13h
Duração: 240 minutos
Local: calçada em frente ao instituto
Classificação Indicativa: Livre
Interpretação em Libras
Espetáculo: Canções para Pequenos Ouvidos, com Orquestra Modesta
Dias 6 e 7 de julho (sábados e domingos), às 15h
Duração: 70 minutos
Local: Sala multiuso
Capacidade: 70 lugares
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante
Público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
Interpretação em Libras e audiodescrição
Arte na Rua
A Fabulosa Charanga dos Excêntricos
Com o Grupo Circo Teatro Palombar
Dia 7 de julho, às 14h e 16h
Classificação Indicativa: Livre
Local: calçada em frente ao instituto
Duração: 25 minutos
Não é necessária retirada de ingressos
Com interpretação em Libras
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Dias 6 e 7 de julho, das 11h às 17h
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo
Contação de história – Baú de Contos
Com Adriana Chiovatto
Dia 7 (domingo), às 12h
Piso térreo – espaço do Cantinho da Leitura
Roda de Conversa
Dias 9 e 11 de julho (terça-feira e quinta-feira), às 15h
Duração: 90 minutos
Local: piso -1
Capacidade: 20 vagas
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita
Inscrições a partir das 14h
Interpretação em Libras
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô