Itaú Cultural e sua plataforma de streaming abrigam recortes do Festival comKids
Uma série de workshops sobre a produção de audiovisuais pensados para as crianças, e outras atividades da programação do Festival comKids são realizadas no prédio do IC
- Data: 04/08/2023 14:08
- Alterado: 04/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Divulgação
O Itaú Cultural recebe nos dias 7, 11 e 12 (segunda-feira, sexta-feira e sábado), atividades presenciais que fazem parte da programação da 14ª edição do Festival comKids. São workshops que tratam de temas como a representação das crianças africanas na mídia, desenvolvimento de conteúdos, brincadeiras que sustentam narrativas audiovisuais. Por sua vez, de 12 de agosto a 11 de setembro, a Itaú Cultural Play disponibiliza 10 filmes da mostra não competitiva do evento – é a primeira vez que um festival temporário permanece 30 dias na plataforma, ampliando o tempo de visualização para o público.
Para participar da programação presencial, basta chegar 30 minutos antes do início de cada atividade para receber o ingresso, ou reservá-lo antecipadamente pelo site do festival, www.comkids.com.br. O acesso para a mostra na IC Play é gratuito e pode ser feito via site www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.
No presencial
Das 14h às 14h30 da segunda-feira, dia 7, a diretora africana Firdoze Bulbulia, premiada em longas-metragens, documentários, animações e peças teatrais, conduz a atividade Momento comKids: representação das crianças africanas na mídia. Das 15h às 17h desse mesmo dia, Marcela Benavides e Paola González (Colômbia), ambas produtoras de TV, tratam da temática Metodologias de desenvolvimento de conteúdos com a participação das crianças. Elas são colombianas e tem ampla experiência na criação de conteúdos audiovisuais para crianças e adolescentes. O foco principal desta atividade é a importância da audiência do público infantojuvenil como cocriador de produções audiovisuais.
Na sexta-feira, dia 11, das 10h às 13h, é exibida no IC a mostra competitiva na categoria Conteúdos Curtos, com debate e votação no final. Entre as 12h e as 12h30 tem dois Momentos comKids. Trata-se de comunicações feitas por meio da exibição de vídeos pré-gravados, com duração aproximada de 30 min cada. Um deles, é com o especialista em mídia infantil norte-americano David Kleeman. Outro, é com a brasileira Raquel Lemos, advogada especializada no setor cultural. O tema delas é os aspectos legais da produção audiovisual com crianças.
Ainda no mesmo dia, a partir das 14h, começa a oficina O brincar como ferramenta da narrativa audiovisual. Aqui, a roteirista Gabriella Mancini, especializada em crianças e jovens, explora a brincadeira como meio de aprendizagem e leva os participantes a usá-la como ferramenta para a criação audiovisual. A partir disso, os alunos aprendem a construção audiovisual baseada em tópicos como a estrutura, o ponto de partida do episódio e seus conflitos, soluções, diálogos, perfil dos personagens, a ação e o tema.
Criança em Cena: Sonho e realidade na atuação infantil no set, abre o último dia do comKids no IC, no sábado, dia 12. Das 10h às 13h, nesta oficina a diretora e produtora de audiovisual Eliana Fonseca e a escritora e roteirista Raíssa Kaspar, abordam de forma conceitual e prática como lidar com as crianças em um set de gravação, criando uma relação de confiança com elas, na direção de produções artísticas. Eliana tem mais de 40 anos de experiência nas áreas de teatro, cinema e TV. Atualmente é diretora geral da série Bugados, do GLOOB, um dos canais por assinatura da Globo. Raíssa é escritora, assistente de pesquisa, roteiro e montagem em projetos audiovisuais diversos.
Encerrando a programação, das 14h às 17h, é realizado mais um workshop: Maleta Prix Jeunesse Internacional. As ministrantes são Beth Carmona, diretora-geral do Festival comKids e presidente do Midiativa, e Aldana Duhalde, jornalista, realizadora, docente e consultora independente de produções para crianças. Nesta atividade, são exibidos quatro audiovisuais selecionados do Festival PJI (Prix Jeunesse Internacional ), na edição de 2022.
Na plataforma
Os 10 filmes da mostra não competitiva do Festival comKids ficam disponíveis na Itaú Cultural Play, por 30 dias, começando em 12 de agosto. Confira as sinopses de cada um:
Eu sou assim, Salabim, de Ana Teixeira e Camila Santana
Manu é uma garotinha que mora em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais, e adora brincar com uma planta de sua avó. Ela tem três óculos, um preto, um lilás e um verde. Com as lentes de seus óculos coloridos, Manu é capaz de ver seus dias cheios daquilo de que mais gosta: cores, bichinhos e encanto.
Qual é, broto?, de Michele Massagli
Su nasceu com um cacto em sua cabeça. Aos poucos, ela precisará aprender que nem tudo precisa sempre ter espinhos.
Geração alpha, de Débora Resendes e Iuri Moreno
Rebeca é uma menina apaixonada por leitura que tenta convencer seu vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.
Quintal, de Mariana Passos Netto
Diadorim é uma menina sonhadora e Riobaldo é um alegre passarinho azul. Em um terreno abandonado, aparentemente esquecido pela cidade grande, eles buscam juntos se libertar das limitações impostas pelo cotidiano. Este filme é inspirado na obra de Manoel de Barros.
Saudades em cor, de Arthur Felipe Fiel
Um garotinho encontra uma fotografia na qual está no colo de seu avô. Abrindo o livro de histórias que guarda a imagem, ele mergulha nas memórias multicoloridas que tem com o avô já falecido.
Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro
A pequena Dinorá tem apenas 10 anos e um grande sonho: vencer um campeonato interestadual de caratê. Enquanto se prepara, ela descobre que as amigas moram em ruas com nomes de personalidades históricas. Curiosa, a menina sai em uma investigação para descobrir mais sobre o nome de seu próprio endereço – Rua 749, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.
Ninhos em movimento – a viagem de Sava, de Di Florentino
Sava é um garoto refugiado da guerra da Ucrânia que foi parar em Prudentópolis, no interior do Paraná, com a mãe e as irmãs. Ele adora brincar com aviões de papel e, apesar da saudade do pai, vai experimentar aventuras inesquecíveis ao lado dos seus amuletos, uns ratinhos de brinquedo que sempre o acompanham.
A menina atrás do espelho, de Iuri Moreno
Trancada em seu próprio quarto, uma menina transgênero encontra atrás do espelho uma nova realidade, onde ela é livre para ser quem quiser.
Tá ligado, de Susanna Lira
O episódio apresenta o projeto Água e Renda, que realiza a dessalinização da água de vilas no Rio Grande do Norte, mostrando novas formas de aproveitamento e sua relação com a sustentabilidade.
Kwat e Jaí – os bebês heróis do Xingu, de Clarice Cardell
Kwat e Jaí, os filhos gêmeos do Sol e da Lua, percorrem uma longa jornada em busca de sua mãe. A força da mitologia kamayurá, acompanhada de animações produzidas na comunidade Hiulaya, situada no Parque Indígena do Xingu, leva as crianças para um universo particular de conhecimento ancestral e de canções de ninar indígenas.
O comKids
O festival, que está na cidade até dia 13 com atividades e mostras de filmes, tem o objetivo de apoiar, promover, premiar e debater obras audiovisuais infantojuvenis, nas línguas espanhola e portuguesa. Toda a programação é aberta ao público e conta com atividades informativas e formativas, como masterclasses, workshop, debates, conversas e mostras audiovisuais.
SERVIÇO:
Festival comKids na Itaú Cultural Play
Mostra não competitiva – exibição de 12 de agosto a 11 de setembro de 2023
Em www.itauculturalplay.com.br ?
No Itaú Cultural: 14ª edição do Festival comKids
Dias 7, 11 e 12 de agosto
Classificação indicativa: livre (segundo autodefinição)
Entrada gratuita
Segunda-feira, dia 7
14h – Momento comKids: representação das crianças africanas na mídia, com Firdoze Bulbulia (África do Sul)
15h – Metodologias de desenvolvimento de conteúdos com a participação das crianças, com Marcela Benavides e Paola González (Colômbia)
Sexta-feira, dia 11
9h30 – Credenciamento
10h – Exibição da categoria Conteúdos curtos – sessão seguida de debate e votação
12h – Exibição de Momento comKids, com David Kleeman (Estados Unidos)
12h30 – Exibição de Momento comKids/Spcine: Aspectos legais da produção audiovisual com crianças, com Raquel Lemos (Artis Cultural, Brasil)
14h – Workshop Brincadeiras nos roteiros audiovisuais infantis, com Gabriella Mancini
Sábado, dia 12
10h – Workshop Criança em cena: sonho e realidade na atuação infantil no set, com Eliana Fonseca e Raíssa Kaspar
14h – Maleta Prix Jeunesse Internacional 2023 – exibições e debate com Beth Carmona, diretora-geral do Festival comKids e presidente do Midiativa, e com Aldana Duhalde, criadora, produtora e jornalista