Itaú Cultural apresenta extensa programação cinematográfica
Em mais um ano de parceria com o É Tudo Verdade, o instituto dedica a sua programação de cinema neste mês ao festival idealizado por Amir Labaki, que também assina a curadoria
- Data: 29/03/2019 12:03
- Alterado: 29/03/2019 12:03
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:divulgação
A programação de cinema às terças-feiras no Itaú Cultural está de volta. Ela chega junto da 24ª edição do festival É Tudo Verdade, que dá o tom da grade de exibições neste mês. Às 19h da segunda terça-feira do mês, dia 9, o instituto projeta O Homem que Matou John Wayne, de Diogo Oliveira, e um dos destaques na edição anterior deste que está entre os principais eventos cinematográficos da cidade.
Em paralelo, de 4 a 14, mantém no ar uma mostra online de filmes que também se evidenciaram na edição anterior, no site do instituto http://www.itaucultural.org.br/. De 10 a 14 (quarta-feira a domingo) a Sala Itaú Cultural sedia, ainda, a Competição Brasileira e Internacional de Curtas-Metragens e a Competição de Longas-Metragens Latino Americanos no É Tudo Verdade. No sábado, 13, acontece um debate com os diretores dos filmes da Competição Latino-Americana e, finalizando esta edição, no dia 14 (domingo) a Sala Itaú Cultural abriga a cerimônia de premiação, com a exibição do longa-metragem vencedor.
A trama de O Homem que Matou John Wayne se desenrola entre ficção e documentário. O cineasta e autor Ruy Guerra tem um encontro inesperado com John Wayne. Revoltado contra este ícone do imperialismo americano, o diretor moçambicano agride o astro e acaba causando a sua morte. A confissão desse assassinato metafórico abre a caixa de Pandora da obra de um dos mais singulares realizadores latino-africano, sendo a porta de entrada para uma viagem fantástica através das ideias de Guerra. Participam Ruy Guerra, Júlio Adrião, Gabriel Garcia Marquez, Werner Herzog, Chico Buarque, João Mendes Elisa Brites e Michel Ciment.
Nesta mesma semana, também é iniciada a mostra online, disponibilizada no site do instituto (http://www.itaucultural.org.br/) entre os dias 4 e 14 de abril. Nela, o público tem acesso, a qualquer hora, à reexibição dos filmes O Galante Rei da Boca, de Alessandro Gamo e Luis Rocha Melo, Histórias Cruzadas, de Alice de Andrade, Dino Cazzola – Uma Filmografia de Brasília, de Cleisson Vidal e Andrea Prates, e Tudo Por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles. Tanto os filmes exibidos às terças-feiras quanto os da mostra online foram escolhidos por Amir Labaki e homenageiam grandes cineastas brasileiros, que produziram em diferentes períodos da história (veja a programação completa no pdf atachado).
Nas terças-feiras 16, 23 e 30, o instituto volta a apresentar, respectivamente, o longa-metragem vencedor do É Tudo Verdade 2019, o premiado na categoria latino-americana e os ganhadores dos prêmios nacional e internacional de curta-metragem.
SERVIÇO:
Terças de Cinema
Dia 9 de abril (terça-feira)
Às 19h
O Homem que Matou John Wayne
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Sala Itaú Cultural
189 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: uma hora antes do evento, com direito a um acompanhante – os dois ingressos devem ser retirados no mesmo momento na bilheteria preferencial
Público não preferencial: uma hora antes do evento – um ingresso por pessoa
Mostra online
De 4 a 14 de abril
No site do Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô