Itaú Cultural abre a programação teatral de maio com apresentações gratuitas da peça King Kong Fran
Sucesso de crítica e público pelo país, o espetáculo, idealizado e apresentado por Rafaela Azevedo, faz uma irreverente reflexão sobre o machismo e outras ações de violência de gênero, convidando a plateia a conhecer o averso dos estereótipos femininos presentes na sociedade.
- Data: 30/04/2024 08:04
- Alterado: 30/04/2024 08:04
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
King Kong Fran
Crédito:Nanda Carnevali
O Itaú Cultural apresenta de 2 a 5 de maio (quinta-feira a domingo) a peça King Kong Fran, com a atriz e palhaça Rafaela Azevedo, que assina, ainda, a idealização da obra e divide com Pedro Brício sua direção e dramaturgia. O espetáculo reflete sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero de uma forma irreverente e debochada, a partir da personagem-título, Fran, que aborda o assunto com o público por meio das linguagens do teatro e do circo.
Em King Kong Fran, a personagem central faz a plateia se deparar com o outro lado dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade. Para tanto, parte de referências como a atração circense Monga, A Mulher Gorila, e King Kong, o gorila gigante do cinema, questionando a sexualidade e a distinção de gênero nessa construção social.
Entre brincadeiras (consentidas), relatos e músicas, a personagem, em diálogo com o público, inverte a lógica machista de maneira cômica e irônica. Nesse jogo, ela evidencia a rotina de constrangimentos sofridos pelas mulheres e reafirma a objetificação, violência, assédio, silenciamento e pressão estética que são naturalizados no dia a dia.
Estreado em 2022, King Kong Fran já foi assistido por mais de 12 mil pessoas. O espetáculo, que tem direção musical da cantora e compositora Letrux, foi indicado para Prêmio de Humor 2023 nas categorias Espetáculo, Direção e Performance.
As apresentações no Itaú Cultural são gratuitas, como toda a programação do instituto. Os ingressos são disponibilizados na plataforma INTI, com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar possíveis ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração, e os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada.
SERVIÇO
Espetáculo King Kong Fran
Direção e dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício. Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo.
De 2 a 5 de maio (de quinta-feira a sábado às 20h, e no domingo às 19h)
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 80 minutos aproximadamente
Classificação Indicativa: 18 anos (temas sensíveis, vulgaridade e linguagem imprópria)
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br