Irrigação artificial toma as ruas de Doha
O solo é árido pois o país foi construído em cima do deserto, mas os responsáveis suprem a necessidade com tecnologia e estudos
- Data: 01/12/2022 07:12
- Alterado: 01/12/2022 07:12
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
O deserto é composto de areia seca em seu solo e consequentemente não produz nutrientes para que árvores e vegetações sobrevivam. Com isso os dirigentes do Catar buscaram uma alternativa que parece surreal se projetarmos isso a realidade brasileira.
Ao andar pelas ruas de Doha nos deparamos com milhares e milhares de metros de mangueiras estrategicamente furadas que ficam esguichando água por vários momentos durante o dia.
Segundo um orientador voluntário que estava próximo a região de Corniche que conversei essa ação de manter a areia úmida por muito tempo é para criar um fungo no solo e a partir daí ele gera nutrientes para gerar vida ao chão.
Como o clima é muito quente e seco o processo precisa ser repetido muitas vezes e de forma ininterrupta.
Para suportar essa alta demanda de água em uma região que não dispõe de fontes naturais o país é hoje uma das maiores potencias em relação a tratamento de água e dessalinização do planeta.
Estudos apontam que o Catar possui dutos gigantescos que vão até o alto mar e bem no fundo para captar água com menos sal.
A imagem parece até simples, mas o processo é muito imponente, pois se recria o solo. Em pontos próximos da orla e dos grandes prédios já temos a vegetação constituída e com uma paisagem de grama, árvores e até palmeiras parecidas com aquelas que encontramos em nossas praias.
Esse é o Catar onde tudo é possível, ou pelo menos parece ser.
Segue a água !!!