Instituto Gremar reabilita tartaruga-verde resgatada com perfuração no casco

Instituto realiza o monitoramento diário das praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga, no litoral de São Paulo.

  • Data: 15/02/2021 11:02
  • Alterado: 15/02/2021 11:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Gremar
Instituto Gremar reabilita tartaruga-verde resgatada com perfuração no casco

Crédito:Instituto Gremar

Você está em:

O Instituto Gremar recebeu no dia 27 de dezembro do ano passado uma tartaruga da espécie verde (Chelonia mydas), resgatada na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá (SP). A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O animal chegou ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no mesmo município, em estado grave, com fraturas ao longo do corpo e nas placas da carapaça. Os ferimentos sugeriam possível interação com embarcação, acidente que infelizmente é bastante frequente em regiões portuárias.

Mesmo com quadro crítico, a tartaruga-verde reagiu bem aos procedimentos iniciais e tem apresentado melhora diariamente. Sob os cuidados da equipe do Instituto Gremar ela vem sendo tratada com antibióticos, com o objetivo de evitar infecções.  

Além disso, é realizada a limpeza diária dos ferimentos e a aplicação do óleo de copaíba, de ação antisséptica e cicatrizante. Há pouco mais de 40 dias no Centro de Reabilitação, ela já ocupa um tanque próprio e alimenta-se espontaneamente, com dieta a base de postas de peixe. Também já é possível observar a formação de tecido cicatricial em suas lesões.

O animal seguirá passando por avaliações periódicas e, evoluindo satisfatoriamente a cada etapa, terá boas perspectivas de ser encaminhado para a soltura no futuro.

Atenta às recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia do Covid-19, a equipe do Instituto Gremar em conjunto com a coordenação do PMP-BS área SP e a Petrobras, tem adotado medidas rígidas para prevenir o contágio e dar continuidade ao trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos da melhor forma possível.  

O uso de equipamentos e insumos adequados, o trabalho em home office do setor administrativo e a restrição do número de colaboradores nos recintos dos animais, salas de cirurgia e manejo, além do monitoramento, estão entre eles. A responsabilidade é de todos nós.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.  

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.  

É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Compartilhar:

  • Data: 15/02/2021 11:02
  • Alterado:15/02/2021 11:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Gremar









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados