Instituto de ex-craque do basquete coordena projeto com recursos da Lei Paulista
Assistência pra Vida atende alunos da rede pública de ensino nas cidades de Olímpia e Franca
- Data: 27/02/2024 08:02
- Alterado: 27/02/2024 08:02
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
austo ao lado da secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis
Crédito:Governo de SP
Em 13 anos, o Assistência pra Vida já atendeu mais de 13 mil alunos e ajudou a capacitar 120 professores de Educação Física. A ideia para 2024 é abrir 1 mil novas vagas. As atividades ocorrem nas quadras das próprias escolas da rede pública de ensino, e o projeto entra com uniforme completo, tênis, squeeze e frutas como benefícios.
“Para participar, (o aluno) precisa ter disciplina, frequência escolar e boas notas. Se ele está suspenso das aulas, por exemplo, não participa”, diz Fausto, que ressalta que o programa não tem como objetivo o basquete de competição. “Nosso projeto é educacional, não trabalhamos pensando em lançar um atleta para o profissionalismo. Pode acontecer, claro. Já tivemos alunos que foram jogar no time de Franca e em outras equipes da região.”
Um dos maiores armadores do basquete brasileiro, Fausto atuou profissionalmente de 1970 a 1981. Jogou em equipes tradicionais, como Franca e Sírio, e defendeu a seleção brasileira, onde foi campeão sul-americano em três oportunidades.
Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.
Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.