Instituto Aromeiazero promove bate-papo sobre Educação ao Ar Livre e Bicicleta
Live de lançamento do E-book do Rodinha Zero marca o encerramento da Jornada para Multiplicadores
- Data: 06/05/2021 16:05
- Alterado: 06/05/2021 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Aromeiazero
Crédito:
Ensinar crianças a pedalar, abordando a importância da bicicleta em suas dimensões esportiva, cultural, de transporte, lazer e saúde, contribui para o desenvolvimento integral dos pequenos, colaborando ainda com o acesso à educação e a cidade como um todo.
Para contribuir com esse debate, o Instituto Aromeiazero realizará no dia 25 de maio, às 19h, nas redes sociais, o lançamento do E-book do Rodinha Zero que marca o encerramento da Jornada para Multiplicadores que começou no dia 15 de março e contou com a participação de pessoas de várias partes do Brasil e de Portugal.
A live contará com um bate-papo sobre “Educação ao Ar Livre e Bicicleta” e terá a participação de Carol Padilha, pedagoga e sócio fundadora do Carona a Pé e de JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza do Instituto Alana. Além disso, serão divulgados os 3 projetos selecionados para receber mentoria do Aro para desenvolvimento dos projetos.
Durante as aulas foram abordadas 5 temáticas: Território Educador; Saúde e Meio Ambiente; Pedalar na Cidade; Rodinha Zero e Cultura da Bike; e Mobilização no Território. Como resultado da jornada, os participantes foram convidados a desenvolver planos de mobilização para colocar em prática os conhecimentos que adquiriram e estes estarão presentes no E-book.
Trata-se de um material com ideias de como realizar ações com bicicletas em diferentes territórios de forma simples e adaptável para inspirar mais pessoas a utilizarem a bike em seus projetos e organizações.
A formação online e gratuita voltada para educadores, gestores, pais e funcionários de escola, organizações sociais e outros integrantes da comunidade escolar tem patrocínio do Itaú Unibanco, da EDP e apoio do Instituto EDP e fez parte do projeto do Aro, Rodinha Zero que busca incentivar a bicicleta como ferramenta de desenvolvimento integral para crianças de 4 a 11 anos.
Desde 2016, a iniciativa já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas, em projetos realizados em escolas municipais públicas e também espaços como praças e ruas, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas. O Ebook estará disponível para download de forma gratuita, logo após o evento, na página do Instituto: https://www.aromeiazero.org.br/rodinhazero.