Inscrições de edital BASF para patrocínio de projetos ambientais e sociais se encerram em 2/10

Projetos selecionados vão receber investimentos de até R$ 100 mil, com início em março de 2024

  • Data: 27/09/2023 15:09
  • Alterado: 27/09/2023 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: BASF
Inscrições de edital BASF para patrocínio de projetos ambientais e sociais se encerram em 2/10

BASF

Crédito:Divulgação

Você está em:

As inscrições para a sétima edição do Edital Conectar para Transformar 2023 estão na reta final. A iniciativa da BASF tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e engajamento dos diversos segmentos da sociedade presentes nas comunidades das quais a companhia possui unidades produtivas.

O Edital tem foco em apoiar instituições com ou sem fins lucrativos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e empreendedores individuais (MEIs) da Argentina, Brasil e Chile. Os prazos de inscrição dos projetos na plataforma Prosas variam de acordo com o país, bem como os valores máximos para patrocinio, confirme no edital específico. No Brasil, o cadastro dos projetos socioambientais podem ser feitos, gratuitamente, até dia 2 de outubro de 2023, às 18h (horário de Brasília), no site de inscrição.

Os projetos selecionados precisam ser realizados em pelo menos um dos municípios onde a empresa tem unidades produtivas: Guaratinguetá e São Bernardo do Campo (SP/Brasil), Quinta Normal, Concón e Quintero (Chile) e General Lagos e Malvinas Argentinas (Argentina). A previsão é que o início das atividades seja março de 2024.

Por meio do Edital Conectar para Transformar, a BASF seleciona para patrocínio de até R$ 100 mil, distribuídos no período de 12 meses, iniciativas de impacto social e ambiental que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em:

Empregabilidade: por meio da qualificação de mão-de-obra, geração de oportunidades de trabalho e renda ou estratégias semelhantes;
Educação Científica: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação científica, ambiental, tecnológica, em engenharia e matemática (STEM);
Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais e da Biodiversidade: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação ambiental, proteção aos recursos naturais e à biodiversidade.
Além disso, projetos com engajamento de voluntários da BASF e que promovam a economia circular e valorização da diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência, LGBTI+ e pessoas acima de 60 anos também possuem maior incidência para serem apoiados. É necessário que a organização desenvolva suas atividades há, pelo menos, um ano.

“É uma grande honra para a BASF apoiar iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Nosso foco é apoiar bons projetos que contribuam para a geração de oportunidades e para o desenvolvimento social e ambiental de Guaratinguetá. O edital é uma das nossas principais ferramentas para isso se tornar realidade”, destaca Patrick Silva, Diretor do Complexo Químico da BASF.

Em Guaratinguetá (SP), o projeto Nossas Mulheres, desenvolvido pelo Instituto Lucas Amoroso (ILA), atua para contribuir na melhoria da qualidade de vida de mães solo e provedoras da família, apoiando essas mulheres a empreender, se inserir no mercado de trabalho e a melhorar a qualidade de vida. “Além de trazer aprendizado, as oficinas trazem muitos benefícios, como o aprendizado da escutar com atenção, busca pelo autoconhecimento, reconhecimento de emoções e criação de novas amizades, para saber que existe entre elas uma rede de apoio”, conta Rosangela Caltabiano, diretora geral do projeto.

Outro exemplo vem de São Bernardo do Campo (SP): o projeto Recicla+, selecionado na sexta edição do edital, que inicialmente previa a retirada de quatro toneladas de resíduos do meio ambiente em um ano, já multiplicou por cinco o resultado previsto, sendo retiradas mais de 20 toneladas em seis meses. “O projeto também tem iniciativas educativas e sociais, com palestras nas escolas e apoio a catadores de materiais recicláveis”, explica Augustina Mascarenhas, responsável pela iniciativa.

Por meio da iniciativa, a empresa já patrocinou 74 projetos desde 2017 nos três países. O resultado das organizações selecionadas será divulgado dia 30 de novembro de 2023. Somente em 2022, mais de 600 mil pessoas foram impactadas por projetos e iniciativas de engajamento social da BASF na América do Sul.

Compartilhar:

  • Data: 27/09/2023 03:09
  • Alterado:27/09/2023 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: BASF









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados