Informação é poder – Mercedes-Benz acumula avanço tecnológico da Indústria 4.0
A Mercedes-Benz amplia a oferta de serviços interativos para sua linha de veículos comerciais
- Data: 20/04/2021 15:04
- Alterado: 20/04/2021 15:04
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Linha de veículos comerciais Mercedes-Benz
Crédito:Divulgação
Indústria 4.0 é uma expressão usada para definir as modernas tecnologias para automação e troca de dados que utilizam conceitos de sistemas ciber-físicos (comunicação por meio de redes e processos físicos), internet das coisas (interconexão digital de objetos com a rede de computadores) e computação em nuvem (acesso remoto de softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados pela internet). O foco da Indústria 4.0 é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Na indústria automotiva brasileira, a Mercedes-Benz é uma das empresas que acumulam avanços tecnológicos com a aplicação de conceitos da Indústria 4.0 nos serviços que entrega ao mercado de veículos comerciais. A última novidade é o lançamento da solução de segurança para caminhões e carga “Fleetboard powered by Sascar”. “Saímos na frente e avançamos muito nessa nova era da indústria. Inovamos com a Fábrica 4.0, com Caminhões 4.0 como o novo Actros e com Serviços 4.0 para um cliente que também é cada vez mais 4.0, mais digital e conectado, e mais profissional”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Os números da Mercedes-Benz confirmam a expansão da contratação de serviços conectados, como Uptime e Fleetboard. Mais de mil veículos vendidos no Brasil já estão ativados com os serviços de manutenção preventiva e preditiva do Mercedes-Benz Uptime. Apresentado junto ao novo Actros e disponível somente para esse modelo, o Uptime disponibiliza em tempo real informações para motoristas e frotistas sobre serviços de manutenção preventiva e preditiva ou qualquer necessidade de manutenção. Já o serviço do sistema de gestão de frota Fleetboard é mais “veterano” na Mercedes-Benz e vale para toa a linha. No primeiro trimestre deste ano, a marca registrou um total de 1.243 caminhões ativados com o Fleetboard, sendo 80% de modelos extrapesados. Agora, a Mercedes-Benz e a Sascar, empresa de tecnologia do grupo Michelin que é líder na América Latina em gestão de frota e segurança de cargas e veículos, anunciaram uma parceria para gestão de risco de caminhões e de cargas no mercado brasileiro. Essa modalidade de prestação de serviços, agregada ao tradicional sistema de gestão de frota Fleetboard da Mercedes-Benz, já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões da marca. O frotista não precisará instalar um novo equipamento no caminhão, aproveitando o Fleetboard. “Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle. Agora, agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de vinte anos e é líder desse setor na América Latina”, explica Leoncini.
A Rede de Concessionários Mercedes-Benz já iniciou as vendas da nova solução de segurança para carga e caminhões, permitindo que os clientes tenham à disposição o apoio à recuperação de roubo de veículo e de carga da Sascar, assim como sua tecnologia de monitoramento. O primeiro cliente do “Fleetboard powered by Sascar” foi a STP Log, empresa de logística de Goiânia, cujo contrato deve alcançar cem caminhões Actros monitorados. Algumas concessionárias estão replicando o conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Eles criaram “mini-torres de controle” em suas revendas para oferecer os serviços do Mercedes-Benz Uptime e do Fleetboard aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. São dezessete “dealers” já envolvidos e mais de trezentos e cinquenta clientes conectados. “São mais recursos e interatividade para que o motorista desfrute com muita conveniência da conectividade com o gestor da frota, com a sua empresa, com o cliente que receberá sua carga e até com as suas relações pessoais e familiares. Nossas equipes da Fábrica e dos Concessionários estão na retaguarda para garantir melhores resultados para quem está lá na ponta fazendo o transporte de carga e de passageiros”, detalha Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.
Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz oferece a frotistas, a fim de entregar mais soluções técnicas aos clientes da marca. A equipe trabalha com a análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros. Por meio da ferramenta PowerBI, são gerados os indicadores de desempenho necessários para os planos de ação referente a cada informação. A Mercedes-Benz já oferece a Consultoria Gerencial para treze clientes de ônibus e cinco de caminhões. “Em média, são cento e quinze dias de trabalho em conjunto com o cliente que, por meio da nossa Consultoria, alcança maior disponibilidade da frota, menos paradas para manutenções corretivas e maior controle das preventivas, melhora no consumo de combustível, conhecimento e controle acerca do TCO, o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, pondera Renan. Um dos clientes de ônibus da Consultoria Gerencial da Mercedes-Benz registrou aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%, aumento no QPK (Quebra por Km) de 49 mil quilômetros para 175 mil quilômetros e queda no CPK (Custo por Km) de R$ 0,14 para R$ 0,10.
Sem um viés tão tecnológico, outra inovação da linha de veículos comerciais da marca alemã é a Garantia Estendida, um seguro adicional criado pelo Banco Mercedes-Benz, oferecendo ao cliente a cobertura de eventuais intercorrências com seu caminhão que venham a ocorrer após o período de garantia original de fábrica. O novo produto estará disponível a partir de maio para períodos complementares de doze ou vinte e quatro meses para o trem de força, podendo aumentar a garantia total do veículo para até quatro anos, conforme o modelo. Dentro da política de fidelização, o Mercedes Club, primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, também colhe bons resultados. Conta, atualmente, com 97 mil participantes, entre frotistas, autônomos e motoristas. São mais de 295 mil chassis de veículos cadastrados e sessenta e seis empresas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos participantes. Ainda em 2021, o Mercedes Club estará disponível aos participantes por meio de um App.