Informação celebra o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama
Mulheres são orientadas em São Caetano sobre prevenção ao câncer de mama com palestras e saíram com mamografias agendadas
- Data: 17/10/2013 16:10
- Alterado: 17/10/2013 16:10
- Autor: Erik Oliveira
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Durante evento para o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, como parte da ação mundial denominada Outubro Rosa (prevenção e combate a essa doença), dezenas de mulheres de São Caetano do Sul assistiram palestras, foram orientadas e saíram com mamografias agendadas. Com presenças do prefeito Paulo Pinheiro, da primeira-dama Graça Pinheiro, profissionais do setor de saúde e população em geral, a ação englobou todas essas atividades e ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/10), no Teatro Santos Dumont.
Em suas palavras na abertura do encontro, Paulo Pinheiro lembrou às participantes que é sempre importante manter em dia os exames preventivos necessários para monitorar não só o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, também, de outras doenças. “Uma de nossas missões é a de incutir na população feminina a ideia de que é fundamental a realização de ações que assegurem a manutenção da qualidade de vida.” Na ocasião, em um momento de nostalgia, o chefe do Executivo recordou dos tempos em que tratava pessoas com câncer de pele no complexo hospitalar municipal. “Estou político, mas sempre vou ser um médico.”
“Essa ação também tem a função de disseminar orientações a respeito do tema. E nesse evento temos muitos formadores de opinião”, ressaltou o médico Valter Oliveira Filho, coordenador do Centro Municipal de Oncologia Luiz Rodrigues Neves da Prefeitura de São Caetano.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo, Vera Lúcia Fedato Monari, que também marcou presença na atividade, comemorou o fato de São Caetano possuir dois mamógrafos em sua rede municipal de saúde, equipamentos que garantem a quase nula espera pelas análises. “Fazer o exame é um ato de cidadania.”
PALESTRA – Com foco na prevenção, a palestra da ginecologista Silvia Petrelli abordou temas como anatomia das mamas e patologias mamárias diversas. “Não podemos esquecer que mulheres acima de 50 anos, exposição exagerada a bebidas alcoólicas e histórico familiar são fatores que podem causar o câncer de mama”, informou ela durante a explicação.