Inflação na Argentina tem menor índice dos últimos 5 anos

Medidas de austeridade no governo Milei contribuem para estabilizar a economia, com inflação de 2,2% em janeiro

  • Data: 13/02/2025 17:02
  • Alterado: 13/02/2025 18:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Casa Rosada
Inflação na Argentina tem menor índice dos últimos 5 anos

Javier Milei ,presidente da Argentina

Crédito:RS/via Fotos Publicas

Você está em:

A inflação mensal na Argentina apresentou uma significativa redução, alcançando 2,2% em janeiro de 2024, o índice mais baixo desde julho de 2020. Este resultado ocorre após a ascensão do presidente Javier Milei ao cargo, que se deu há pouco mais de um ano, coincidindo com a implementação de medidas de austeridade destinadas a estabilizar a economia do país.

Redução surpreende especialistas

O aumento no índice de preços ao consumidor ficou abaixo das previsões de especialistas, que esperavam uma alta de 2,3%, e também é inferior aos 2,7% registrados em dezembro. Esta diminuição representa um importante triunfo para o governo de Milei, que busca manter a tendência positiva durante as negociações para um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (Indec), a inflação acumulada nos últimos doze meses caiu para 84,5%, o primeiro registro abaixo de 100% desde janeiro de 2023.

Setores impactados

A alta nos preços foi impulsionada principalmente pelo setor de restaurantes e hotéis (5,3%), enquanto vestuário e calçados registraram queda de 0,7%. O governo implementou um ajuste fiscal que reduziu gastos públicos em 4,7% do PIB, segundo o Instituto Argentino de Análise Fiscal (Iaraf).

O objetivo de Milei é manter a inflação abaixo de 2% para eliminar controles de capital, mas analistas permanecem cautelosos. Apesar do superávit fiscal anual conquistado pela primeira vez desde 2010, o país enfrenta recessão e aumento da pobreza, que atingiu 52,9% no primeiro semestre.

Compartilhar:

  • Data: 13/02/2025 05:02
  • Alterado:13/02/2025 18:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Casa Rosada









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados