Indústria aposta no Etanol e quer conquistar consumidor
Brasil é o produtor de etanol mais eficiente do mundo. Em 2012, a participação em vendas dos carros flex no País foi de 87%, 3,163 milhões de carros.
- Data: 22/07/2013 17:07
- Alterado: 22/07/2013 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: 2Pró
Crédito:
A indústria de etanol e açúcar tem apostado alto na força do biocombustível. Um dos exemplos disso é a campanha Etanol, o Combustível Completão, cujo jingle já se tornou popular nas rádios do país. Lançada em novembro de 2012, a campanha rapidamente teve êxito, impulsionando o consumo de etanol em 10% no Estado de São Paulo, ainda em seu primeiro mês de circulação. As informações são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Entre tantos benefícios já comprovados pela cana-de-açúcar, matriz do etanol brasileiro, está sua eficiência na produção de etanol. Um hectare plantado de cana em solo brasileiro tem potencial para produzir até 7,5 mil litros de etanol, enquanto a mesma área nos Estados Unidos, com a plantação de milho, rende menos da metade desse volume – sem contar novas tecnologias como o etanol celulósico. Essa energia está presente nos 20 milhões de carros flex hoje no Brasil 55% da frota nacional, de acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos.
Essa indústria, com todo seu potencial de produção de biocombustíveis, estará também representada na FENASUCRO 2013 – 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético, onde alta tecnologia, tendências da indústria e atualização profissional estarão sendo apresentados pelas principais empresas e entidades que movimentam este setor.
O sucesso do flex começou com o lançamento do Gol de março de 2003, com motor 1.6. O crescimento do número de carros com essa tecnologia foi rápido, e 90% da frota leve comercializada no Brasil hoje é flex, pulverizada em 173 modelos e 15 marcas. No ano passado, a participação em vendas desse tipo de carro no Brasil foi de 87%, 3.163 milhões de carros. A porcentagem manteve-se de janeiro a maio de 2013, com 1,246 milhão de unidades flex vendidas.
Segundo especialistas que participaram da publicação 20 Milhões de Flex, da Anfavea, em 2013, há previsão de que o etanol volte a ser economicamente viável nos postos, em mais de 60% dos locais onde a frota flex circula. Não é uma opinião isolada, mas existem entraves a serem derrubados. Em suas declarações à imprensa, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues mostrou-se alinhado com o setor sucroenergético ao dizer que a volta do imposto conhecido como Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) não é ideia “absurda”. A taxação sobre o combustível fóssil daria mais competitividade ao etanol, já que o preço atual da gasolina é controlado pelo governo, como incentivo ao consumo do derivado de petróleo.
OUTROS BENEFÍCIOS
No Brasil a emissão média de CO2 que sai pelo escapamento é de 170 g/km, e o índice costuma ser mais baixo quando se usa etanol. Ainda, por ser menos volátil do que a gasolina, a emissão evaporativa do etanol é menor, quando se abastece tanques e veículos. As usinas, por sua vez, queimando o bagaço da cana produzem energia elétrica, que as faz funcionar, e ainda podem vender a energia excedente. Desde o lançamentos dos primeiros carros flex, em 2003, o uso do etanol já evitou 100 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. O número é significativo, e equivale a Colômbia e Peru sem emissão de carbono durante um ano.
Os quase 8 milhões de hectares plantados no Brasil durante a safra 2012/2013 resultaram em 594,3 milhões de toneladas de cana, com potencial para substituir o equivalente energético de 713 milhões de barris de petróleo em um ano, caso toda a colheita tivesse sido convertida em combustível – o volume representa quase metade do consumo nacional anual de petróleo.
Promovida pela Reed Multiplus e com realização do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), a FENASUCRO 2013 terá novo formato e um módulo exclusivo de Transporte e Logística, integrando os setores agrícola, industrial e transporte em um único evento. A edição 2013 reunirá cerca de 550 marcas expositoras entre nacionais e internacionais, e 35 mil visitantes de 20 estados brasileiros e 30 países, no período de 27 a 30 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).
Serviço:
FENASUCRO – 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético
Data: 27 a 30 de agosto de 2013
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho, São Paulo