Incentivo ao empreendedorismo rende homenagem para a Prefeitura de São Paulo
O setor de franquias homenageou o prefeito Ricardo Nunes pelo apoio dado à proposta de redução para 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) às empresas franqueadoras na cidade
- Data: 23/06/2022 10:06
- Alterado: 17/08/2023 01:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Dinheiro
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
O prefeito Ricardo Nunes foi homenageado nesta quarta-feira (22) durante a abertura da 29ª edição da ABF Franchising Expo, feira oficial do setor, considerada a maior do mundo em visitação. O presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedhem, destacou o apoio dado pela Prefeitura e Câmara Municipal na proposta de redução para 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) às empresas franqueadoras na cidade.
“Desde o primeiro minuto, o prefeito nos apoiou na luta por essa diminuição do tributo”, disse Friedhem.
Em seu discurso, Ricardo Nunes, destacou as ações da Prefeitura de incentivo às franquias e ao empreendedorismo na cidade de São Paulo.
“Fico feliz em sediar essa feira que reúne as principais redes de franchising do país. Na Cidade de São Paulo temos 35% dessas franquias. Por isso, precisamos incentivar esse setor e outros, fomentando o empreendedorismo para criar mais empregos e renda, como conseguimos no ano passado com a criação de mais de 300 mil novas vagas de trabalho”, destacou o prefeito.
Retomada
Para a retomada econômica, a Prefeitura de São Paulo lançou em 2021 o Plano de Desenvolvimento Econômico que norteia as ações de incentivo ao empreendedorismo na cidade.
“Quando a gente faz ações que reverberam em outras cidades, é muito gratificante. Esse plano fortalece muito o empreender, mas também temos ações de responsabilidade ambiental muito forte, que influencia nos resultados econômicos da cidade e da melhoria da qualidade de vida de nossa população”, disse Nunes.
A ABF Franchising Expo, que estará até o dia 25 no Expo Center Norte, representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia – as franquias registraram um crescimento de 10,7% em 2021 –, atraindo cada vez mais investidores – o volume total de unidades cresceu 9,1% no ano passado. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.
A feira
A organização vem recebendo também muitas franquias estreantes no evento, tanto que estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 8% do número de redes no setor registrado em 2021.
“Nossa expectativa é que esta seja a feira da retomada, auxiliando a fazer um match mais acurado entre redes de franquias em expansão e empreendedores em busca de negócios de sucesso. Mas algo mudou: os candidatos irão encontrar redes muito mais resilientes, digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, o que consideramos muito positivo para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. De outro lado, um mercado de trabalho ainda em ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora devem trazer também uma nova geração de empreendedores. Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
Nos 32 mil m² de exposição, a ABF Franchising Expo trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia). Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, pontos comerciais e, pela primeira vez, o evento é realizado de forma concomitante ao Exposhopping / Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).
A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.