IMT inaugura o primeiro e único Fab Lab Móvel do Brasil registrado na Rede Global de Fab Labs
O espaço será voltado para a cultura maker, que ajuda as pessoas a atuarem com a “mão na massa” na realização de ideias, solução de problemas e desenvolvimento de projetos
- Data: 02/10/2023 10:10
- Alterado: 02/10/2023 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Fab Lab Móvel do Brasil
Crédito:Divulgação
Na próxima quarta-feira, 4, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) apresenta para a sua comunidade acadêmica no campus do IMT, a partir das 10h, o primeiro e único Fab Lab Móvel do Brasil registrado na Rede Global de Fab Labs (Fab Foundation). Considerado um ambiente altamente inovador e que oferece e desenvolve serviços para toda a comunidade e mercado, o Fab Lab Móvel Mauá tem o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul (SCS), uma vez que esse projeto faz parte da premissa de aproximar o instituto e seus alunos cada vez mais da realidade do mercado de trabalho e das demandas da sociedade em geral.
Dentro do campus da Mauá, o Fab Lab ocupa uma área de aproximadamente 200 m², onde, desde 2018, os alunos de Engenharia, Design, Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação trabalham de forma colaborativa e com o apoio de modernos equipamentos de prototipação digital, incluindo uma “fazenda” de impressoras 3D, cortadora a laser e máquinas de usinagem de grandes dimensões, que permitem a fabricação de objetos de diversas proporções ou até mesmo de um protótipo de veículo de competição, por exemplo.
Do campus para a comunidade
Parte desta estrutura, agora, está disponível no Fab Lab Móvel Mauá, um veículo totalmente transformado e preparado para percorrer eventos e escolas públicas e privadas da região, começando com as instituições de SCS. O Fab Lab Móvel Mauá possui os mesmos recursos e equipamentos disponíveis nas instalações dentro do campus, mas numa versão compacta, incluindo o kit de equipamentos que compõem o Fab Lab, além de carrinhos de ferramentas, TV, computador e mesas e banquetas desmontáveis, que acomodam cerca de 24 usuários.
“O laboratório móvel poderá realizar oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores, com a mesma qualidade que a Mauá já realiza”, diz a professora de design Claudia Facca, coordenadora do 1961 Design Studio, responsável pela idealização, projeto e implementação do novo laboratório, sob a gestão do Centro de Pesquisas do IMT.
Portanto, assim como no espaço dentro do IMT, o Fab Lab Móvel Mauá é um espaço multipropósito de inovação e compartilhamento de idéias, socialização tecnológica e inclusão, que potencializa a criatividade por meio da cultura maker para a produção de objetos e desenvolvimento de projetos que buscam solucionar problemas da sociedade e incentivar o empreendedorismo, em prol da solução de problemas da sociedade e da indústria. “Enfim, um pouco da sinergia oferecida entre as áreas de conhecimento da Mauá à disposição de toda a comunidade de forma itinerante”, declara Claudia.