Idosos x calor: confira dicas de cuidados para os dias quentes
Ar seco e clima quente podem ser prejudiciais para a saúde, por isso alguns cuidados são indispensáveis
- Data: 16/11/2023 11:11
- Alterado: 16/11/2023 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Home Angels
Idoso
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
Dias quentes tornam-se cada vez mais comuns com a proximidade do verão e altas temperaturas são sinônimos de muito sol, calor e ar seco, o que requer atenção especial para manter a saúde em dia, principalmente de quem já está na terceira idade. Como forma de prevenção, Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, listou importantes cuidados para prevenção e bem-estar dos idosos durante essa estação.
Hidratação sempre
Fundamental para um bom funcionamento do organismo, além de hidratar, a água é indispensável também para regular as temperaturas corporais. “Os idosos possuem grande tendência à desidratação. Por isso, é aconselhável criar o hábito de ingerir líquidos mesmo sem estar com tanta sede. Com as temperaturas elevadas, é recomendado incentivar a pessoa idosa a ingerir um copo de água de hora em hora e, uma ótima estratégia para intercalar durante o dia é investir em água saborizada e sucos naturais“, ressalta.
Protetor solar sempre!
Seja em dias quentes ou não, o protetor solar é um item indispensável. Por isso, atenção ao fator e ao tempo de exposição direta ao sol. “Idosos possuem a pele mais fina, o que requer mais cuidados de hidratação e de proteção. Por serem mais sensíveis, são suscetíveis a mais doenças de pele. Cuidados básicos com exposição ao sol e reaplicação do produto devem ser tomados para que a pele fique protegida. Cerca de 15 minutos diários de exposição ao sol é o ideal, entre 10h e 10h30 ou 16h e 16h30, já que neste período há menor incidência de raios ultravioletas e, ao mesmo tempo, auxiliam na produção de vitamina D”, afirma a coordenadora.
Alimentação balanceada
Além de muito líquido, alimentos leves são os mais recomendados. “Frutas e verduras costumam ajudar bastante, já que muitas pessoas perdem um pouco do apetite nessas estações do ano. Consumir alimentos de fácil digestão deve ser prioridade, então o recomendável é bastante líquido e refeições com fartura de verduras e legumes”, completa a coordenadora lembrando que outros cuidados que ajudam na estação mais quente do ano incluem vestimenta adequada a temperatura, banhos diários e redobrar a atenção com ar condicionado e ventiladores diretamente ao idoso, evitando a mudança brusca de temperatura.