Idosa de 72 anos acusada de chefiar tráfico é presa no interior de SP
Uma mulher de 72 anos foi presa nesta quarta-feira (9) na cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, acusada de ser uma das chefes do tráfico na região.
- Data: 10/10/2024 20:10
- Alterado: 10/10/2024 20:10
- Autor: redação
- Fonte: Folhapress
Crédito:Reprodução
Idosa teria assumido esquema do tráfico após prisão de marido. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, que realizou a prisão, a mulher era responsável por manter contato entre membros da quadrilha que estavam presos e em liberdade, além de gerenciar pagamentos aos envolvidos.
Mulher está sob prisão preventiva. O mandado foi expedido pela Justiça e efetuado pela Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São José do Rio Preto. O caso foi registrado como captura de procurado.
Organização da qual idosa participava foi parcialmente desmantelada em 2004. À época, a Operação Desmonte mirou envolvidos com tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro no interior de São Paulo. Em 2008, 107 pessoas foram condenadas de uma única vez, com penas que variaram de 3 a 104 anos de prisão.
Quadrilha tem relação com o PCC. Em 2008, o Ministério Público de São Paulo afirmou que quatro dos presos pela Operação Desmonte eram líderes do Primeiro Comando da Capital, maior organização criminosa do Brasil. O grupo do qual a idosa presa ontem faz parte formou-se nos anos 1980 e se fortificou nos anos 1990, e tinha a política de executar quem não pagava as dívidas de droga assumidas.
Como seu nome não foi divulgado, a reportagem não pôde entrar em contato com ela ou com sua defesa. Este espaço segue aberto para posicionamento.