ICC desce na América Latina e fica estável em países europeus
Estudo do Índice de Confiança do Consumidor realizado pela GfK vigora há mais de 30 anos na Europa
- Data: 18/06/2013 17:06
- Alterado: 18/06/2013 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: LVBA
Governador Tarcísio com diretores da Fhoresp e representantes do setor
Crédito:
A última edição do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que capta a percepção dos consumidores sobre a situação econômica atual e futura em seus lares e países, revela que, em maio, quase todos os países da América Latina apresentaram declínio na confiança.
Aplicado pela GfK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, o estudo ocorre mensalmente na Europa (Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e França) e Latam (Chile, México, Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá e Peru). Questões como percepção dos consumidores sobre situação econômica do seu lar e do país, desemprego, e poupança X gastos, são levantadas junto aos entrevistados.
Enquanto na América Latina houve queda, na Europa, apesar da recessão, alguns países vêm mantendo a tendência ascendente verificada nos últimos meses, especialmente na Alemanha, onde as condições gerais são positivas e o desemprego é baixo. Até em países onde o cenário é de crise, como a Itália, os consumidores parecem estar recuperando a confiança.
Ainda de acordo com o levantamento da GfK, na Espanha, apesar de uma queda em maio, os níveis nos últimos meses atingiram patamares mais elevados, mostrando uma recuperação do nível de confiança do consumidor.
ICC em números
Com base nas respostas dos consumidores, foram calculados os índices cujo valor de referência é 100. Quanto maior for este valor, maior é o índice e a percepção do consumidor mais positiva; e vice-versa.
Maio 2013 X Abril (2013)
Chile: 110 X 118
México: 85 X 78
Venezuela: 92 X 123
Colômbia:107 X 112
Equador: 106 X 115
Panamá: 120 X 120
Peru: 101 X 101
Alemanha: 96 X 95
Reino Unido: 82 X 83
Espanha: 68 X 71
Itália: 68 X 66
França: 70 X 71
Europa (média): 77 X 77
Maio/2013 X Maio/2012
Chile: 110 X 97
México: 85 X 89
Venezuela: 92 X 113
Colômbia:107 X 115
Equador: 106 X 97
Panamá: 120 X 119
Peru: 101 X 97
Alemanha: 96 X 100
Reino Unido: 82 X 78
Espanha: 68 X 67
Itália: 68 X 61
França: 70 X 84
Europa (média): 77 X 78
Índice de Confiança do Consumidor
Há mais de 30 anos em vigor na Europa, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) está presente no Chile desde 1981. A partir de agosto de 2011 passou a vigorar no México, Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, sendo implementado no Peru em maio de 2012.
O ICC é composto por quatro indicadores:
Expectativas econômicas do país – Baseia-se na seguinte pergunta aos consumidores: “Dentro dos próximos 12 meses, como você espera que a situação econômica geral do país mude?” (melhor – a mesma – ou pior)
Expectativas econômicas da casa – Baseia-se na seguinte pergunta aos consumidores: “Dentro dos próximos 12 meses, como você acha que a situação econômica geral do seu lar vai estar?” (melhor – a mesma – ou pior)
Expectativas de emprego – Baseia-se na seguinte pergunta aos consumidores: "E quanto ao nível de desemprego nos próximos 12 meses, você acha que:" (irá baixar – vai estar no mesmo nível – irá crescer)
Possibilidade de poupança – Baseia-se na seguinte pergunta aos consumidores: "Ao longo dos próximos meses, qual a probabilidade de que você possa economizar dinheiro?" (com certeza – provavelmente – impossível)
Sobre a GfK
A GfK é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, com mais de 13.000 especialistas trabalhando para descobrir novos insights sobre o modo como as pessoas vivem, pensam e compram em mais de 100 mercados, diariamente. A GfK está constantemente inovando e utilizando as mais recentes tecnologias e as metodologias mais inteligentes para entregar a seus clientes o melhor entendimento sobre as pessoas mais importantes do mundo: seus consumidores. Em 2012, as vendas da GfK alcançaram 1,51 bilhões de euros.