Humanização dos equipamentos de Saúde é prioritária
“Porta de entrada” da Saúde de São Caetano terá atendimento mais solidário e humano
- Data: 02/02/2015 17:02
- Alterado: 16/08/2023 09:08
- Autor: Fernando Aragão
- Fonte: DAE-SCS
Prefeito Paulo Pinheiro abriu o curso de capacitação para funcionários da recepção da rede pública de Saúde
Crédito:Eric Romero/PMSCS
O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, abriu, nesta segunda-feira (2/2), no auditório do Hospital Maria Braido, o curso de capacitação para funcionários da recepção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades Médicas, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Centro Policlínico Gentil Rstom, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Jordano Pedro Segundo Vincenzi e Centro Odontológico Maria Robilota Torres. A atividade, que segue até terça-feira (3/2), busca padronizar o atendimento e avançar na humanização da rede pública de Saúde.
Na oportunidade, o chefe do Executivo sancaetanense frisou que a capacitação tem como objetivo motivar os atendentes e humanizar a “porta de entrada” das unidades de Saúde. “Queremos que todos falem a mesma língua e que sejam conscientes de que a população vai ter um braço amigo, uma pessoa amiga. E, quando os pacientes cheguem na recepção, no leito hospitalar ou no centro cirúrgico, saibam que os profissionais estão se dedicando de maneira exemplar, fazendo aquilo que é de direito, aquilo que é obrigação.”
“Tive que abandonar a medicina para me dedicar à gestão da cidade. Quem me conheceu como médico, viu o tempo que eu me dedicava aos pacientes e a vontade de querer fazer. Esse é o caminho. Essa consciência de estar fazendo aquilo que a nossa capacidade pode para se dedicar ao munícipe, com uma palavra mais solidária, mais humana. Sair e ir para casa com a consciência tranquila, sabendo que fez a sua parte. É isso que faz a qualidade da nossa Saúde ser melhor do que nas outras cidades”, completou Pinheiro.
Durante a abertura, o secretário de Saúde de São Caetano, Caio Williams de Castro Júnior, afirmou que o curso é apenas o início do trabalho. “Não adianta a enfermeira ou o médico realizarem um bom acolhimento. A recepção é o primeiro impacto. E, a pedido do prefeito, todos os profissionais receberão um incentivo, um estímulo, com a capacitação. No futuro, pretendemos promover outros cursos semelhantes. Não é só o apoio técnico, de informação. Também daremos melhores condições ao ambiente de trabalho das recepcionistas.”
“Um atendimento humanizado prevê várias ações, entre elas que os funcionários saibam indicar aos pacientes como acessar os serviços de Saúde. Com a padronização do serviço nas recepções, nós conseguiremos uma maior integração com a central de agendamento de consultas, agilizando o atendimento de uma forma geral”, concluiu o secretário de Saúde.
PROTOCOLO – Para sensibilizar a “linha de frente”, o curso de qualidade no atendimento tem duração de três horas. Os recepcionistas recebem uma apostila com o protocolo unificado, que será padrão em todas as unidades do município, e participam de dinâmicas que simulam situações corriqueiras na recepção dos serviços de Saúde. “Com teatro, apresentamos um atendimento feito de forma desleixada e um correto, da forma como gostaríamos de ser atendidos”, explicou Mariney Malta, coordenadora do Centro Policlínico e organizadora da ação junto com Erika Palomare e Daniele Sisti.