Hospital Municipal Veterinário é grande inauguração do aniversário de Santo André
Conquista de políticos e ativistas da causa animal, o aguardado Hospital Municipal Veterinário abre as portas em Santo André
- Data: 09/04/2024 19:04
- Alterado: 09/04/2024 19:04
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Hospital Veterinário já funciona nesta terça-feira (09)
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
A prefeitura de Santo André escolheu a data desta segunda-feira, 8 de abril — aniversário de 471 anos da cidade — para a entrega de seu aguardado Hospital Municipal Veterinário. A cerimônia aconteceu na manhã de ontem, reunindo autoridades das três esferas de governo, ativistas da causa animal e a população — que compareceu em peso com seus pets.
Logo após o prefeito Paulo Serra participar da homenagem a João Ramalho — fundador da cidade — o gestor se dirigiu ao novo equipamento, localizado na Rua Juquiá, na Vila Eldizia, junto ao Sabina Parque Escola do Conhecimento. Lá estavam presentes os secretários municipais de Meio Ambiente e Saúde, Fabio Picarelli e Gilvan Júnior; o deputado federal e secretário da capital paulista Bruno Lima, atuante na causa animal; os vereadores de Santo André e São Bernardo, Ana Veterinário e Pery Cartola, que também militam pela causa; e outras autoridades municipais e federais.
Com R$ 2,8 milhões investidos, o Hospital Municipal Veterinário de Santo André vem atender a uma demanda antiga da cidade e se torna o sétimo equipamento público de saúde animal no estado de São Paulo — o terceiro no Grande ABC. Sua estrutura conta com dois pavimentos que totalizam uma área de 800 m², divididos em consultórios, farmácia, gatil e canil, sala de internação, dois centros cirúrgicos, salas de pré-operatório e pós-operatório, enfermaria, raio-x e ultrassom, além de espaços administrativos.
Hospital Municipal Veterinário é conquista para causa animal e alegria de ativistas
“Eu sempre pensei que deveria existir um hospital veterinário público,” comentou o munícipe Héder de Freitas em entrevista ao ABCdoABC. “Quantas crianças já não devem ter perdido seu animalzinho por não poder arcar com os custos de um veterinário particular. Eu só nunca imaginei que isso se tornaria realidade.” O morador não estava presente com seu pet, mas é nítido que sua opinião refletia a daqueles que levaram seus cães à inauguração ao que atuam em resgates de animais que passam por maus tratos.
Os ativistas e protetores ovacionaram os políticos Bruno Lima, Pery Cartola e, em especial, Ana Veterinária — que batalham pela causa — a cada menção ou fala dos mesmos. Esta última, particularmente, teve uma atuação expressiva na viabilização do equipamento e falou ao ABCdoABC sobre o tamanho da conquista. “Realmente é um sonho ver a inauguração de um equipamento tão importante,” comentou Ana. “É um presente para nossos animais, nossos munícipes, e vai atender a quem mais precisa. É uma luta de anos, não só minha, mas de todos os amantes do animais, que se torna realidade hoje em Santo André.”
“Pra quem resgata, quem está fazendo acontecer, o momento de alegria que nós temos é o breve momento que conseguimos salvar uma vida,” comenta o deputado Bruno Lima. Depois disso, “voltamos ao celular e vemos mais mil denúncias que sabemos que não vamos conseguir atender — e a nossa tristeza já volta.” Ele destaca, portanto, como a entrega do Hospital Veterinário é importante: “um equipamento maravilhoso que vai atender todos os munícipes, os protetores e protetoras.”
“Eu não tenho dúvidas que ele vai trazer qualidade de vida para nossos pets, seus donos e para os protetores,” diz o prefeito Paulo Serra. “Ele materializa muito a cidade que a gente quer construir.”
Funcionamento do Hospital Municipal Veterinário
Entregue ontem, o Hospital Municipal Veterinário de Santo André já teve nesta terça-feira (09) senhas distribuídas para o atendimento no equipamento. Exclusivo para moradores de Santo André, é preciso apresentar comprovante de residência para ter seu pet atendido.
O hospital funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. com prioridade de atendimento a beneficiários do programa Bolsa Família terão prioridade no atendimento. Há atendimento 24h, mas apenas para animais internados.