Hospital Municipal de Diadema promove atividades para celebrar Agosto Dourado

A Semana do Aleitamento Materno do HMD segue até sexta-feira (20/08)

  • Data: 17/08/2021 17:08
  • Alterado: 17/08/2021 17:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Hospital Municipal de Diadema promove atividades para celebrar Agosto Dourado

Hospital Municipal de Diadema promove atividades para celebrar Agosto Dourado

Crédito:Tatiana Ferreira

Você está em:

Foi com música e frases de incentivo ao aleitamento materno que funcionários do Hospital Municipal (HM) de Diadema celebraram, na tarde desta terça-feira (17/08), o 7º Agosto Dourado, mês dedicado a aumentar a conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê e seus benefícios para a sociedade e o país.

O ato foi realizado na entrada da recepção do serviço para chamar a atenção dos pacientes e pessoas que passavam pelo local, sempre respeitando os protocolos sanitários em meio à pandemia pelo novo coronavírus.

Na ocasião, a enfermeira Cida Riva, coordenadora da maternidade do HM, reforçou a importância do aleitamento materno. “Durante décadas nós temos feito orientação e apoio ao aleitamento materno com muito orgulho e carinho. Mas precisamos lembrar que a proteção ao aleitamento materno não é uma tarefa só do hospital, mas de todos nós, cidadãos e cidadãs. Temos que apoiar e favorecer a mãe nessa tarefa e que possamos comemorar essa data por muitos anos”.

A nutricionista Claudia dos Reis Lisboa Novaes, representando a secretária municipal de Saúde Dra Rejane Calixto, lembrou dos benefícios que o leite materno trás para mãe e filho. “Essa iniciativa é muito importante, porque amamentar previne doenças e mortalidade infantil, sobretudo em época de covid-19. As nossas crianças precisam ficar cada vez mais fortes e o aleitamento materno dá essa fortaleza para a criança, pois dá todos os nutrientes, na quantidade necessária, que ela precisa”. 

Além das falas oficiais, o coral formado por funcionárias do Hospital Municipal fez apresentação de paródias para incentivar o aleitamento materno e terminou a apresentação com a música “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga.

Também foi realizado o “Sorteio da Frase” sobre aleitamento materno. Ao longo do mês as equipes do hospital puderam pensar e sugerir frases sobre o tema, como forma de sensibilizar os profissionais. A frase sorteada foi a sétima cadastrada: “Amamentar é: quando o amor transbordar em forma de alimento!“. 

Na sequência, a equipe seguiu para a maternidade do Hospital, onde foram distribuídas lembranças e o coral cantou mais uma música para as mães internadas na enfermaria.

A Semana do Aleitamento Materno do HMD segue até sexta-feira (20/08), com atividades para o público interno, como sensibilização das equipes e decoração especial.

O evento é uma realização do Grupo Técnico Humaniza SUS HMD e o tema proposto para este ano foi: “Aleitamento Materno: Protegemos e incentivamos esta ação!”, em consonância com a temática da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, com o objetivo de estimular a participação de cada um na rede de apoio da mãe.

Maternidade do HM

A maternidade do HM, localizada no quinto andar, foi inaugurada em 08 de março de 1992 e foi a primeira do ABC que adotou o sistema de “alojamento conjunto”, onde a mãe permanece junto com o bebê desde o momento do nascimento, o que vigora até os dias de hoje. Este sistema tem como finalidade incentivar e apoiar o aleitamento materno desde o primeiro minuto de vida.

As informações sobre aleitamento se iniciam no momento de internação da parturiente. No momento do nascimento, mãe e bebê, estando em boas condições clínicas, permanecem em contato pele a pele, para que comece a se estabelecer o vínculo entre ambos. Na recuperação pós-anestésica, antes da primeira hora de vida é dado o início ao aleitamento com o apoio da equipe.

Na maternidade, contamos com o apoio de uma equipe multiprofissional (fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, enfermagem e médico) para que sejam sanadas as dúvidas e a mãe saia de alta segura quanto à importância da amamentação no primeiro ano de vida”, explica Cida Riva.

Camila Aparecida da Silva teve seu quarto filho, Davi Lucca, ontem (16/08), e sabe da importância do aleitamento materno. “Faço o aleitamento materno exclusivo, pelo menos, até os seis meses de vida porque acho importante e sei dos benefícios que esse momento traz”.

Eliane Moreira de Sousa, moradora do Vila Alice, também recebeu apoio para amamentar nas primeiras horas de vida.  

Proteção

De acordo com a IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network), o leite materno é um alimento nutricionalmente adequado e específico para as necessidades do bebê nos primeiros meses de vida e ao longo da primeira infância. Além disso, possui fatores anti-infecciosos que protegem o bebê contra doenças. Condição importante durante a pandemia.

Com a chegada da pandemia pelo novo coronavírus, o número de partos na maternidade municipal de Diadema caiu de 1.328, em 2019, para 851, no ano passado, e 373, nos primeiros sete meses de 2021. Entretanto, é possível aumentar a proteção dos pequenos com a amamentação.

Tanto a mãe que recebeu a vacina contra a covid-19 ou aquela que está com a doença possui anticorpos e transmite-os durante a amamentação. Ela pode amamentar ou, se não se sentir confortável, ordenhar o leite e outra pessoa pode oferecer o alimento para o bebê no copo.

SMAM

Para promover a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) em Diadema, a Secretaria Municipal da Saúde de Diadema realizou, entre os dias 3 e 6 de agosto, uma série de palestras virtuais que abordaram O Papel do Profissional de Saúde no Aleitamento Materno; Desafios do Manejo do Aleitamento Materno na Atenção Básica; Retorno ao Trabalho e Amamentação; e Motivos para Proteção ao Aleitamento Materno.

Compartilhar:
1
Crédito:Tatiana Ferreira
1
Crédito:Tatiana Ferreira Hospital Municipal de Diadema promove atividades para celebrar Agosto Dourado

  • Data: 17/08/2021 05:08
  • Alterado:17/08/2021 17:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados