Homenagens em comemoração ao Dia da Mulher começa neste domingo em Diadema_x000D_

As atividades serão realizadas durante todo o mês em diversos pontos da cidade com temas e público diferentes

  • Data: 28/02/2020 13:02
  • Alterado: 28/02/2020 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Homenagens em comemoração ao Dia da Mulher começa neste domingo em Diadema_x000D_

Crédito:PMD

Você está em:

Com o tema “Luta, consciência, transformação e vida”, a Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, irá promover uma série de eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.  As atividades serão realizadas durante todo o mês em diversos pontos da cidade com temas e público diferentes. As celebrações terão início neste domingo (1/3) com a abertura de duas exposições sobre o tema. No Complexo Cultural Campanário, acontece a Exposição Literário Mês da Mulher e a Biblioteca de Inclusão Nogueira receberá a Exposição Mês da Mulher.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema, Silvana Guarniere, o objetivo é trazer o conceito de sustentabilidade, não no sentido ecológico, mas com a ideia de equilíbrio. ”As mulheres da nossa cidade têm um histórico de luta, transformação e conquista. A intenção é proporcionar condições para que elas mantenham isso de uma forma mais leve, participando de rodas de conversas e exposições, por exemplo. Além disso, queremos que elas estejam conscientes de seu importante papel e empoderadas fazendo com que se sintam bem a partir do autocuidado”.

Para atingir esse objetivo, o município terá ações de saúde, atividades culturais e esportivas, rodas de conversas, oficinas, doação de sangue, ações de combate à violência contra a mulher e muito mais. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura no endereço http://bit.ly/32zRqOf.

Outro destaque é o Encontrão de Mulheres que vai acontecer na Praça Lauro Michels, no dia 18/3, a partir das 9h. O evento terá atividades culturais e esportivas além de postos de atendimento de serviços oferecidos pela Prefeitura como assistência jurídica, serviços de saúde, entre outros.

A programação também conta com atividades específicas para a terceira idade população LGBT. Os idosos terão rodas de conversa, palestras, aulas e encontros de confraternização com temas específicos. Já os Direitos da População LGBT serão discutidos numa roda de conversa.

Alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionários da Frente de Trabalho e servidores do município também receberão atividades especiais. Para o público adolescente será oferecida a Oficina de Medidas Socioeducativas.

O enceramento das comemorações será no dia 31/3 com uma caminhada que iniciará às 7h30 na Praça Celite, no Campanário, e terminará no Complexo Cultural Campanário com um café da manhã e atividades culturais.

Dia Internacional da Mulher

Comemorado internacionalmente, o Dia da Mulher teve origem na Rússia, em 8 de março de 1917, quando as mulheres do país organizaram uma grande passeata em protesto ao desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917. Nos anos seguintes, o Dia da Mulher passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em países do bloco soviético.

Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a data como uma celebração mundial e passou a ser considerado uma data símbolo da luta feminina por direitos sociais.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados