Homem é preso pelo transporte irregular de 163 aves silvestres em Guararema
20 aves estavam mortas; homem foi autuado por crime ambiental
- Data: 25/10/2024 07:10
- Alterado: 25/10/2024 07:10
- Autor: Redação
- Fonte: SSP
Crédito:SSP
A Polícia Militar deteve um homem, de 29 anos, após flagrá-lo transportando 163 aves silvestres de forma irregular, nesta quinta-feira (24), na Praça Nove de Julho, no centro de Guararema, na Grande São Paulo. 20 aves estavam mortas.
A abordagem ocorreu após o sistema de monitoramento da cidade identificar o veículo suspeito, que havia acessado a região central vindo da Rodovia Presidente Dutra. Durante a vistoria, o condutor afirmou ter adquirido os animais por R$ 13 mil em uma feira no bairro Vila Mara, em São Paulo, e admitiu que os comercializaria. No veículo, também foram apreendidos R$ 4.776 em espécie.
Entre os pássaros localizados no carro do autor, estavam filhotes de arara, aves da espécie coleirinho e papa-capim. Os animais eram transportados em caixas improvisadas de papelão e madeira.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) para avaliação e cuidados, e o veículo foi apreendido administrativamente pela PM Ambiental. O autor foi conduzido para a Delegacia De Investigações de Infrações e Crimes Contra o Meio Ambiente (DIICMA) de Mogi das Cruzes, onde o caso foi registrado como crime ambiental, nos termos do artigo 29 da Lei 9.605/98.
O homem foi liberado após assinar termo de compromisso de comparecer à Justiça. A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal – Jecrim.