História do Esporte Clube Pinheiros traduz a São Paulo de 467 anos
O Pinheiros participa no desenvolvimento do esporte na capital e na preservação da sua história que vai desde as competições a remo nos rios das marginais a acervo fotográfico memorável
- Data: 22/01/2021 19:01
- Alterado: 22/01/2021 19:01
- Autor: Redação
- Fonte: Esporte Clube Pinheiros
Área de Remo às margens do Rio Pinheiros
Crédito:ECP
No dia 25, a maior megalópole do Brasil comemora mais um ano de sua fundação. O que era um povoado criado por jesuítas para catequizar índios, hoje, se tornou a 11ª cidade mais globalizada do planeta. Junto com as regiões metropolitanas têm cerca de 21 milhões de habitantes. A cidade é o principal polo financeiro, mercantil e econômico da América do Sul, além de abrigar pessoas de 196 países diferentes.
Foi neste berço, que em 1899, Hans Nobiling, alemão que veio para o Brasil e trouxe consigo o amor pelo futebol, criou o Sport Club Germânia, que passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros depois da segunda guerra mundial. O Clube, além de ser o berço do futebol, participou ativamente das atividades sociais e recreativas dos paulistanos, tinha o Rio Pinheiros como lar para que seus associados pudessem usufruir de atividades como o remo e nado.
A Chácara do Itaim, como era conhecido o espaço do Clube, fomentou diversas competições esportivas na década de 20. O Esporte Clube Pinheiros, desde os primórdios já se mostrava um clube poliesportivo promovendo avanços na área para a cidade. Foi o primeiro local a ter uma piscina olímpica, além de ter sido pioneiro no fomento aos esportes femininos. Em 1929, organizou a primeira competição de Atletismo Feminino no Brasil.
Com o crescimento da cidade de São Paulo, a história do Esporte Clube Pinheiros se entremeia junto a vida na cidade. Como o maior clube da américa latina e o maior responsável por levar atletas às Olimpíadas. Para Ivan Castaldi, presidente do Esporte Clube Pinheiros, ” Nosso clube traz consigo o amor à cidade e, através de nosso acervo no Centro Pró Memória Hans Nobiling, guardamos nossa contribuição ao desenvolvimento e história da cidade. Temos, entre nossos associados, gerações de paulistanos que passaram o amor ao clube e à cidade para seus filhos e netos, assim como seus pais e avó passaram para eles!”
O acervo do Centro Pró Memória Hans Nobiling foi reformado em 2020, e hoje está acessível para todos digitalmente no site do Esporte Clube Pinheiros, ou no período de visitação do Clube. São mais de 28 mil itens entre fotografias, medalhas e até um barco utilizado para prática de remo, na década de 1920.
Para saber mais sobre a história do Pinheiros, acesse AQUI