Heliópolis ganha murais de graffiti inspirados em solidariedade

Graffiteiros foram convidados pelo projeto Uma Virada de Cores

  • Data: 07/12/2020 13:12
  • Alterado: 07/12/2020 13:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Heliópolis ganha murais de graffiti inspirados em solidariedade

Graffiteiros foram convidados pelo projeto Uma Virada de Cores

Crédito:Amauri Nehn

Você está em:

Os moradores de Heliópolis e quem passar pela comunidade já podem ver de perto os grandes painéis criados por três graffiteiros paulistanos, como parte da programação de Dezembro do projeto Uma Virada de Cores, que também promove videoaulas sobre graffiti e uma masterclass online, com a graffiteira e designer Crica Monteiro (@crica.monteiro), no próximo dia 8 – a inscrição pode ser feita no link  . Uma Virada de Cores é um projeto da AISCE – Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil – Colômbia, em correalização com a produtora carioca Burburinho Cultural. O projeto tem parceria com as Fábricas de Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela empresa de energia ISA CTEEP, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ISA CTEEP.

Convidados pela organização do projeto, os “artivistas” Mundano (@mundano_sp) e Magrela (@magmagrela) se juntaram a Tiago 8ou80 (@oito80tws), graffiteiro criado em Heliópolis, e homenagearam em seus painéis o senso de coletividade e afeto demonstrado pelos moradores da maior comunidade de São Paulo ao longo da pandemia da Covid-19.

“Os painéis registram a força da comunidade em busca da autopreservação, deixando um legado num momento em que a arte também se faz necessária”, destaca Thiago Ramires, Gestor do projeto. “É uma homenagem ao senso de união e afeto de Heliópolis”, complementa Priscila Seixas, Diretora da Burburinho Cultural, correalizadora do projeto. As obras, cada uma de aproximadamente 200 metros quadrados, ocupam empenas de três prédios na Rua das Juntas Provisórias, 1355.

Em seu painel, Mundano traz a força da mulher da periferia, figura habitualmente invisibilizada, que “carrega a casa e a família nas costas”. Magrela pintou o afeto como energia cicatrizante que une mulheres, representadas por pernas compridas e fortes, que sustentam suas casas. E 8ou80 pintou um canário, cujo grito forte ecoa de dentro da Cidade do Sol, como é conhecida Heliópolis. “Ele representa a união de todos, em um só grito. O bico aberto mostra que está cantando, chamando a atenção para as questões de Heliópolis”, diz o grafiteiro.

O projeto é uma realização da Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil-Colômbia (AISCE), em correalização com a produtora carioca Burburinho Cultural, e tem apoio do Instituto INCLUIR,  Catavento Cultural e Educacional, Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo . Uma Virada de Cores é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela empresa de energia ISA CTEEP, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ISA CTEEP.

Compartilhar:
1
Crédito:Amauri Nehn
1
Crédito:Amauri Nehn Graffiteiros foram convidados pelo projeto Uma Virada de Cores

  • Data: 07/12/2020 01:12
  • Alterado:07/12/2020 13:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados