Hamburguerias criam cardápios especiais para a 6ª edição da Burger Gourmet
Evento que faz parte do calendário da 30ª São Paulo Restaurant Week começa nesta 5ª feira (30)
- Data: 29/03/2023 08:03
- Alterado: 29/03/2023 08:03
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
6ª edição da Burger Gourmet
Crédito:Johnny Rockets/Divulgação
O hambúrguer — lanche preferido dos paulistanos, segundo as pesquisas de consumo mais recentes — terá um motivo a mais para ser tão apreciado. Até o próximo dia 30 de abril, cerca de 40 hamburguerias da capital e região metropolitana terão cardápios a preços especiais, inspirados na temática ‘heranças gastronômicas’, que é o mote da 6ª edição da Burger Gourmet.
O evento integra o calendário da 30ª São Paulo Restaurant Week, que também ocorre no mesmo período, trazendo os melhores restaurantes com menus de 3 etapas — entrada, prato principal e sobremesa — por um valor fixo. Nesta edição, o Burger Gourmet é focado especificamente no público das hamburguerias — segmento que mais cresce no setor gastronômico, especialmente em São Paulo.
“Cada hamburgueria poderá se inspirar num universo plural de influências, seja nas suas origens, seja nos próprios menus, assim como em suas histórias, técnicas, insumos, para definir o seu cardápio” – explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
O objetivo, segundo ele, é criar oportunidades de movimentar o segmento em período de baixa sazonalidade. “Estamos bastante otimistas. No ano passado, foram vendidos mais de 32 mil cardápios na Burger Gourmet, e a expectativa para este ano é multiplicar esse número, com a chegada de novos parceiros e apoiadores”, destaca Reis.
Parcerias de sucesso
Nesta edição, o Nubank e a Eisenbahn são marcas patrocinadoras do festival. A Eisenbahn terá a missão de oferecer aos clientes a harmonização perfeita dos cardápios servidos à qualidade atestada de suas cervejas — reconhecidas internacionalmente.
Quanto aos burgers, o público poderá conhecer das mais variadas inspirações culinárias — o que também incluem opções vegetarianas, veganas e hambúrgueres de blends de cortes especiais, como picanha, fraldinha, maminha e até mesmo filé mignon. Cortes de aves, suínos e cogumelos também são agregados aos blends.
“Teremos do burger mais clássico ao mais exótico. E a escolha dos ingredientes será baseada nas raízes da nossa cozinha brasileira, que é o tema central desta edição e promete reunir pratos de várias influências culturais, regionais e até mesmo ancestrais”.
Da família para a hamburgueria
No caso da Horácio Burger, localizada no Itaim Bibi, quatro opções foram pensadas pelo chef Guto Ceccopieri. Entre elas está o Give Me Veggies, burger que tem como item principal um ‘burger de lentilha’, dedicado aos vegetarianos. “Trata-se de uma adaptação de uma receita da minha família e que vem acompanhada de pão brioche chapeado na manteiga, queijo gouda, além de tomate e abobrinha tostados no fogo e finalizados com talos de salsinha e azeite”, detalha ele.
O burger escolhido para esta edição ainda pode vir combinado de uma das mais conhecidas iguarias da culinária brasileira: mandiocas fritas, para substituir a tradicional batata-frita. No Horácio Burger, elas vêm temperadas com sal e pimenta do reino moída, iogurte defumado, parmesão ralado, finalizados com talos de salsinha.
Conheça todas as hamburguerias participantes e seus cardápios especiais com verdadeiros burgers e acompanhamento no site da Restaurant Week.
Acompanhe todas as novidades em @restaurantweekbrasil e estreando nesta edição o novo perfil @burgergourmetbrasil
As hamburguerias participantes na 6ª edição do Burger Gourmet:
BBC Burger (Mandaqui) | bbcburger_
Big Lui Burgers | bigluiburgers
Bom Beef Burger (Moema, Santo André, Vila Leopoldina e Vila Mariana) | bombeefburgers
BurgUp! | @burg.up
Come On Burger (Santa Cecília, Vila Mariana e Vila Olímpia) | comeonburger
Ecully Charbon | ecullycharbon
Fat Cow | fatcowbr
Food Street Burger (Augusta) | foodstreetaugusta
Frank & Charles | franckcharles1885
General Prime Burger (Moema) | @generalprimesteakburger
Horácio Burger | @horacio.burger
Johnny Rockets Lab (Vila Madalena) I johnnyrocketsbrasil
Sandubinha do Bem | sandubinhadobem
Snack Point (Alto de Pinheiros e Vila Leopoldina) | snackpoint
Taverna Medieval | @taverna_medieval
Tradi (ABC, Itaim Bibi, Lapa, Morumbi, Paulista, Pinheiros, Santana, Tatuapé e Vila Nova Conceição) | hamburgueriatradi
Vinil Burger (Jardins, Pinheiros, Tamboré, Tatuapé) | vinilburger
212 Burger I 212-burger
Viés transformador
Além de estimular o mercado gastronômico, a Burger Gourmet também mira a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$2 reais para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. A doação pode ser feita diretamente para a instituição através do cardápio em QR Code disponibilizado nas mesas dos restaurantes.
A iniciativa se dá a partir de oficinas que ocorrem no contraturno escolar e incluem aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e preparo para a vida e mercado de trabalho. Conheça mais sobre o projeto em @chefaprendiz
PARCEIROS DE SUCESSO
Nubank — A 6ª edição da Burger Gourmet tem a apresentação do Nubank, uma das maiores plataformas de serviços digitais do mundo, e que trará uma semana especial e exclusiva aos clientes do cartão Ultravioleta.
“Um dos objetivos do Nubank é estar presente no dia a dia das pessoas para além dos serviços financeiros, promovendo experiências exclusivas e únicas. Nós decidimos participar dessa edição especial da São Paulo Restaurant Week, pois sabemos que muitos dos nossos clientes são apaixonados por gastronomia, e queremos oferecer ainda mais benefícios para que os usuários do Ultravioleta, nosso cartão black, aproveitem ainda mais esse grande evento”, comenta Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.
Harmonização perfeita de Eisenbahn — Os menus servidos durante o festival ainda poderão ganhar uma harmonização perfeita com a cerveja Eisenbahn, o certamente realçará o sabor e a satisfação dos clientes das hamburguerias. “Ficamos muito felizes com essa parceria, queremos transmitir a mensagem do viver artesanal de Eisenbahn, que busca valorizar o tempo, as memórias e cada detalhe que merece ser aproveitado no nosso dia a dia. Levar nossas cervejas para essa plataforma contribui para que isso seja possível” comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.
O evento também tem os apoios da Abrasel, Visite São Paulo e Guia do Hambúrguer, além das parcerias da Revista Piauí, da Cult, da WeOOH, Remídia e Espaço Itaú de Cinema.