Grupo XIX de Teatro apresenta espetáculo infantil em outubro no Centro Cultural São Paulo

Em sua primeira montagem infantil, Grupo XIX de Teatro aborda o bullying e a intolerância na vida das crianças

  • Data: 20/10/2023 14:10
  • Alterado: 20/10/2023 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Grupo XIX de Teatro
Grupo XIX de Teatro apresenta espetáculo infantil em outubro no Centro Cultural São Paulo

Hoje O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar

Crédito:Jonatas Marques

Você está em:

Em seu primeiro espetáculo infantil, Hoje O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar, o Grupo XIX de Teatro teve seu processo criativo inspirado pelo romance De Repente, Nas Profundezas do Bosque, do escritor israelense Amós Oz. O espetáculo, que estreou em 2018, terá duas sessões no Centro Cultural São Paulo, nos dias 28 e 29 de outubro, às 16h.

Com dramaturgia de Ronaldo Serruya e direção de Luiz Fernando Marques e Rodolfo Amorim, o elenco conta com a participação de Ágatha Selva, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya, Ericka Leal e Tarita Souza.

A peça se passa em um triste vilarejo onde não vivem mais animais, nem domésticos e nem silvestres. Algo muito estranho aconteceu no passado que provocou a fuga dos bichinhos e os transformou em seres quase mitológicos, lembrados apenas nas aulas da professora Rafaela.

Nesse lugar misterioso, vivem os colegas Santi, Clara e Luna, que, depois de sofrer bullying de seus colegas também desapareceu. Desconfiados de que Luna teria sido raptada pelo Espírito do “não-sei-o-quê” do bosque, Santi e Clara partem floresta adentro em busca da amiga.

A encenação apresenta ao público delicados temas discutidos pela obra de Amós Oz, como os efeitos da discriminação e do tratamento indesejado, como o bullying isola as pessoas e a consciência de que o “outro” também tem medos, fragilidades e inseguranças. A ideia é fazer com que as crianças entendam a alteridade como uma extensão do eu, desconstruir o processo vicioso de desqualificação de um indivíduo por causa de suas diferenças e mostrar que as pessoas formam juntas as conexões do tecido social de uma comunidade.

“Quando montamos a peça queríamos discutir como desmontar uma estrutura normativa que permite a perpetuação desse mecanismo de opressão social na escola. Eu também me inspirei na minha própria história, pois fui vítima de bullying e vivenciei esse sistema opressor. E, na época, não havia uma estrutura para discutir isso, em nenhuma instância. O bullying era tratado como algo normalizado dentro daquele universo”, comenta o autor Ronaldo Serruya.

As apresentações integram o projeto 5X XIX, que já contou com apresentações de Hysteria e Hygiene; lançamento livro digital XIX – 19 anos: Memórias e Reminiscências de duas décadas do grupo XIX de teatro; e prevê até o final do ano a realização dos Núcleos de Pesquisa com mostra final dos espetáculos criados, e o início do novo processo criativo inspirado na obra; O Atlas do Corpo e da Imaginação, do escritor português Gonçalo M. Tavares.

Serviço:

Hoje O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar

Dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, às 16h.

Duração: 60 minutos.

Classificação: Livre.

Ingressos: Gratuitos, retirados pelo site

Capacidade: 80 lugares.

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.

Espaço Cênico Ademar Guerra

Compartilhar:

  • Data: 20/10/2023 02:10
  • Alterado:20/10/2023 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Grupo XIX de Teatro









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados