Grupo Pombas Urbanas apresenta o espetáculo Todo mundo tem um sonho
Evento acontece neste sábado (23/6) no Parque Ecológico Fernando Vitor
- Data: 21/06/2012 01:06
- Alterado: 21/06/2012 01:06
- Autor: Maíra Brandão
- Fonte: SECOM Diadema
Policiais
Crédito:
Neste sábado (23/6), o Parco Ecológico Fernando Vitor será palco da comédia teatral “Todo Mundo Tem um Sonho”. O espetáculo, apresentado pelo Grupo Pombas Urbanas, será exibido às 15h e faz parte das comemorações da cidade ao “Mês do Meio Ambiente”.
Em 60 minutos de espetáculo, a trupe conta a história do Mago Alfredo, que sonha com uma companhia de circo, mas não sabe onde encontrar os artistas. Durante suas andanças, o Mago assiste o nascimento de uma linda menina cigana e um menino lavrador que sonha aprender a desaparecer. O mesmo garoto se transforma em um mágico, que se casa com a menina cigana, que se torna vidente. O casal deseja muito ter um filho, mas esse sonho fica dia mais difícil de realizar.
Em viagem pelo Brasil, a bordo de uma carroça puxada pelo jumento inteligente Roucinol, os personagens encontram o macaquinho de circo Zimbo, que estava perdido na floresta. A partir daí, o casal adota o animal, passa a cuidá-lo como se fosse um filho e, juntos, formam uma família diferente. Unidos pelo sonho e amor à arte, criam a Grande Companhia do Circo Místico e viajam pelo mundo inteiro levando atrações fantásticas.
Escrito por Lino Rojas, o texto é encenado por Marcelo Palmares (Zimbo), Juliana Flory (Cigana Zamara), Marcos Kaju (Roucinol e Mago Alfedro) e Adriano Mauriz (Xavier). Todo Mundo Tem um Sonho’ tem direção de Paulo Carvalho Jr., sonoplastia de Natali Santos, produção executiva de Claudio Pavão e iluminação Fernando Alves.
Trajetória de sucesso – Formado em 1989, a partir do Projeto Semear Asas, desenvolvido por Lino Rojas na Oficina Cultural Luiz Gonzaga, em São Miguel Paulista, São Paulo, o Pombas Urbanas é formado por sete atores. Em 1991, o grupo estreou o espetáculo “Os Tronconenses”, no 7º Festival de Teatro Amador de São Paulo (FEPAMA). Na ocasião, o grupo recebeu cinco prêmios – Pesquisa de linguagem, Melhor Espetáculo, Melhor atriz, Revelação de Ator e Atriz.
Em 1993, a trupe participou do X Festival – São José dos Campos (SP) e, em 1997, recebeu o Prêmio Estímulo Flávio Rangel, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), na categoria “Consolidação de Pesquisa”, pela montagem do espetáculo “Ventre de Lona”.
Em março de 2001, a trupe realizou, no Sesc Itaquera, a primeira apresentação do espetáculo “Todo Mundo Tem um Sonho”. No mesmo mês, a equipe viajou para Lima, no Peru, para se apresentar no Teatro Nacional do Museu de La Nación e ministrar Workshop no Instituto Nacional Superior de Arte Dramático (INSAD). Em setembro daquele ano, o grupo participou do X festival Internacional de Teatro de La Habana, em Cuba, e do XXVI Festival Internacional de Teatro Del Oriente, na Venezuela.
Em janeiro de 2007, o grupo cria, no Centro Cultural arte em Construção, o “Tecno_Pomba”, espaço de inclusão digital que deu início ao “Projeto Casa Brasil”, cujo intuito é levar cidadania, inclusão digital, cultura e lazer às comunidades de baixa renda.
Em março de 2009, a trupe recebeu do Ministério da Cultura (Minc) os prêmios “Viva Leitura”, “Pontos de Valor”, “Estórias de Pontos”, “Asas”, “Apoio a Pequenos Eventos Culturais” e “Pontos de Mídia Livre”, como reconhecimento e valorização dos Pontos de Cultura e/ou organizações não-governamentais sem fins lucrativos, que desenvolvem ou apóiam iniciativas de comunicação compartilhada e participativa existentes no país.
Em 2010, o projeto “Canto das Letras”, desenvolvido pelo Instituto Pombas Urbanas ficou entre os finalistas do “Prêmio Viva Leitura”, desenvolvido pela Fundação Santillana e promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Ministério da Cultura e Ministério da Educação.
Serviço
Teatro no parque – “Todo mundo tem um sonho”
Dia 23 de junho, sábado, às 15h
Local: Parque Ecológico Fernando Vitor
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado
Tempo em Diadema para amanhã
27/12
Nublado com chuva forte durante o dia. À noite, chuva diminui de intensidade, mas não para
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Diadema
Max: 24°C
Min: 20°C
Chuva em
Diadema
Probabilidade: 99%
Quantidade: 26mm
Ventos em
Diadema
Velocidade: 9km/h