Grupo Mirassol realiza doações de cobertores
Empresa reciclou mais de 470kg de uniformes antigos; A ação, em parceria com o Retalhar, aquecerá os dias mais frios de pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade no estado de SP
- Data: 23/06/2023 15:06
- Alterado: 23/06/2023 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Grupo Mirassol
Crédito:Divulgação
Com a chega da frente fria em São Paulo, o Grupo Mirassol, especializado em logística integrada, e que preza por ações sustentáveis de relevância dentre suas práticas de ESG, arrecadou em 2022 mais de 470kg de tecidos dos uniformes antigos de seus colaboradores. Este material, que poderia ser descartado em um aterro sanitário qualquer, ganhou um destino nobre: irá aquecer o inverno de mais de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade na capital e no interior de São Paulo.
“Este projeto é uma iniciativa que exerce a prática da logística reversa. Enxergamos em um material negligenciado pela sociedade, uma ferramenta que pode gerar valor compartilhado. Sabemos que dezenas de pessoas morrem nas ruas de São Paulo todos os anos por conta das baixas temperaturas, por isso, esta ação se faz tão necessária especialmente neste período do ano”, explica Luciana de Mello, gerente de RH & ESG, no Grupo Mirassol.
Em 2023, a empresa deu continuidade para a ação e realizou uma campanha de recolhimento dos uniformes ao longo dos meses de janeiro a maio, e neste curto período foram arrecadadas mais de 2.000 peças de uniformes, que serão destinadas a produção de outros itens, que também serão doados como 400 ecobags.
As doações já iniciaram desde o início da frente fria em instituições que atendem principalmente crianças e idosos. Até o final de julho, estão previstas entregas para ONGs em Guarulhos e Jundiaí, cidades onde o Grupo Mirassol possui sua matriz e centro de armazenagem, respectivamente.
Retalhar
Para a transformação dos uniformes em cobertores, o Grupo Mirassol contou com a Retalhar – empresa B de logística reversa, que gera soluções responsáveis, inovadoras e inclusivas para resíduos têxteis, evitando que tecidos descartados acabem em aterros sanitários ou sejam incinerados. Mais de 274 mil quilos de uniformes de diversas empresas já foram reaproveitados, o equivalente a mais de 861 mil peças produzidas.