Grupo HEINEKEN, Instituto da Cerveja e Graja Beer expandem programa de capacitação cerveje

Programa chegará a 5 regiões e visa preparar interessados para que possam aproveitar as oportunidades no setor, com um olhar para a diversidade

  • Data: 02/09/2021 16:09
  • Alterado: 02/09/2021 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Grupo Heineken
Grupo HEINEKEN, Instituto da Cerveja e Graja Beer expandem programa de capacitação cerveje

Crédito:Divulgação

Você está em:

O programa de capacitação cervejeira do Grupo HEINEKEN, Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e Graja Beer, cervejaria artesanal nascida no Grajaú, periferia de São Paulo, chegará a cinco regiões: Grajaú, Mauá, ABC, Taboão da Serra e região e Campos do Jordão. A expansão visa acelerar a democratização do conhecimento cervejeiro no país, por meio do projeto iniciado em 2020 para moradores da periferia. O objetivo é criar uma porta de entrada para as oportunidades de emprego do segmento, que representa 2% do PIB brasileiro. Leandro Sequelle, educador social e fundador da Graja Beer é o curador técnico e comunitário do projeto.

Serão quatro novas turmas com 30 alunos, somando 120 novas pessoas capacitadas para o mercado cervejeiro. As primeiras duas turmas terão início no dia 11 de setembro e as duas segundas no dia 23 de outubro. Gratuito e com duração de oito dias, o programa conta com uma programação de 20h de aulas que, com o contexto da pandemia no país, tiveram o formato adaptado para atender à nova realidade e serão online, com exceção da última, que deverá ser presencial no local próximo à comunidade em que o aluno se matriculou.

Para se inscrever, basta ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e se interessar pelo universo da cerveja. Não há necessidade de formação mínima ou experiência anterior. Para contribuir com o aumento da representatividade feminina no setor e com a independência financeira igualitária, 50% das vagas serão destinadas às mulheres das comunidades.

A grade de conteúdo abordará conhecimento sobre a cerveja, matéria-prima, análise sensorial, cadeia e o mercado cervejeiro e a formação em serviços do setor para atuação em bares e restaurantes. Ao final, os alunos serão avaliados e receberão um certificado de que estão aptos a atuar como vendedores, promotores, garçons, chopeiros, entre outras atividades.

Lançado no final de 2020, o programa precisou ser pausado devido ao agravamento da pandemia, mas chegou a formar 30 alunos na primeira turma, para a qual recebeu cerca de 100 inscritos. O objetivo das empresas é formar, ao todo, 30 turmas até 2023, percorrendo o país por 10 comunidades nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), além de São Paulo (SP). Para saber mais sobre o programa se inscrever, entre em contato com o Instituto da Cerveja Brasil, por meio do endereço [email protected], ou acompanhe as redes sociais do ICB.

Compartilhar:

  • Data: 02/09/2021 04:09
  • Alterado:02/09/2021 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Grupo Heineken









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados