Grupo Dona Yayá é a atração do domingo, 8/12, às 11 horas, com entrada gratuita
O Centro de Preservação Cultural da USP (CPC) convida o público para mais um evento do programa Domingo na Yayá com participação do CoralUSP
- Data: 30/11/2019 11:11
- Alterado: 30/11/2019 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito:Divulgação/ Acervo CPC-USP
Um dos 15 grupos que compõem o CoralUSP, o coral Dona Yayá desenvolve o projeto “A Música do Bixiga e de São Paulo” com a proposta fazer uma interpretação da musicalidade paulistana através de arranjos originais para coro.
Segundo Mauro Aulicino, regente do grupo, o Bixiga (Bela Vista) integrou com outros bairros de São Paulo, como a Sé, Liberdade, Glicério, Barra Funda e Casa Verde, uma “rede de vivência muito rica de criação cultural popular na cidade, e é essa manifestação que o repertório do grupo pretende recriar”. Investigando esse ambiente musical, o regente comenta que o gênero preponderante é o samba, presente não só na Escola de Samba Vai Vai e nos tradicionais blocos de carnaval, mas também nas rodas de samba que acontecem nas ruas e bares do Bixiga. Por isso o repertório do grupo inclui composições de grandes nomes da MPB, como o próprio Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini. Abrindo ainda para outras influências, o coral interpreta canções das gerações mais novas de compositores paulistanos ou radicados em São Paulo, como Kiko Dinucci e Indy Naise.
Essa programação é resultado da parceria que o CPC, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, mantém com o CoralUSP desde 2004. O primeiro projeto foi a realização de uma oficina de canto coral oferecida na Casa de Dona Yayá, sede do CPC. Daí formou-se o grupo Dona Yayá, que ensaia na Casa toda às quintas-feiras, às 19h. A participação é aberta a toda a comunidade, com inscrições para novos integrantes a cada início de semestre.
Programação
Além da apresentação musical a própria Casa de Dona Yayá, tombada como patrimônio histórico de São Paulo, é uma atração para o público. Construída no final dos anos 1800 e pasando por várias alterações promovidas por diferentes proprietários, casa a mostra um pouco das tranformações pelas quais a cidade passou desde então. A Casa é muito conhecida, porém, pela história de sua última moradora, Sebastiana de Mello Freire – a Dona Yayá – que por ser diagnosticada como distúrbios mentais ali viveu reclusa desde os 30 anos de idade até sua morte, em 1961. Yayá pertencia a uma família muito rica, mas como não tivesse herdeiros legais, seu patrimônio foi transferido para o Estado e destinado à Universidade de São Paulo. A Casa passou por um cuidadoso trabalho de recuperação e restauro e hoje é sede do CPC, que recebe o público para visitas e atividades variadas, incentivando reflexões a respeito da arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá. Uma dessas atividades é a exposição fotográfica Museus e acervos da USP, que traz uma amostra dos objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP.
SERVIÇO:
Domingo na Yayá
CoralUSP Dona Yayá
A música do Bixiga e de São Paulo
Data: 8 de dezembro de 2019
Horário: das 11h às 12h
Visitação: das 10h às 13h
Local: Centro de Preservação Cultura da USP/Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo
Atividade gratuita