Governo recebe prêmio internacional por uso de sistema de inteligência geográfica

Ferramenta de gestão do programa Novo Rio Pinheiros integra a plataforma. SIMA foi a única brasileira premiada durante evento de empresa norte-americana líder mundial no segmento

  • Data: 17/07/2020 09:07
  • Alterado: 17/07/2020 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Governo recebe prêmio internacional por uso de sistema de inteligência geográfica

Crédito:Divulgação/SIMA

Você está em:

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado de São Paulo recebeu, nesta semana, o Prêmio Special Achievement in GIS (SAG) Awards pelo uso da Plataforma ArcGIS. A premiação ocorreu durante o ESRI User Conference 2020, que este ano está acontecendo em formato virtual, entre os dias 13 a 16 de julho. O evento visa a troca de informações e experiências entre usuários de todo o mundo sobre o Sistema de Informações Geográficas, e é promovido pela ESRI, empresa norte-americana líder mundial neste segmento.  

As indicações para a premiação são cuidadosamente avaliadas pela empresa e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente foi uma das 180 escolhidas entre mais de 100.000 clientes da ESRI ao redor do mundo.  

O Governo do Estado de São Paulo, com modernização na gestão, utiliza a ferramenta ArcGIS no suporte e decisões nas áreas de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da SIMA, que vem evoluindo na ampliação de usos diversos da tecnologia e desenvolvimentos de novos sistemas. O ArcGIS oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localizações diversas que são utilizadas para analisar dados e podem ser compartilhadas com o público por meio de mapas e relatórios.

Em 2019, o governo do Estado São Paulo iniciou o programa Novo Rio Pinheiros para revitalizar este símbolo da cidade de São Paulo por meio da união dos órgãos públicos e da sociedade. A meta é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade de suas águas e integrá-lo à cidade. Para isso, a Secretaria acompanha, monitora e registra as ações e metas do projeto utilizando a ferramenta da ESRI, com painéis de monitoramentos, indicadores de DBO (quantidade de oxigênio necessária para a degradação da matéria orgânica). Além disso, a SIMA, por meio das funcionalidades do sistema, acompanha a evolução das obras de Saneamento, Manutenção, Resíduos, Revitalização, Comunicação Ambiental, Parcerias Privadas e Públicas, Registro fotográfico e o histórico do projeto.

SIGAM

Já o Sistema de informações corporativo, denominado SIGAM – Sistema Integrado de Gestão Ambiental, atende as funções básicas de gestão de processos, documentos e área de negócios relacionada ao setor ambiental.

Progressivamente, foram sendo incorporados módulos para a gestão de temas como licenciamento ambiental, fiscalização, biodiversidade, cadastros de emissão de certidões, dentre outros.

A plataforma de georreferenciamento ampliou a ação de consulta para análise e dados espaciais, agregando informações relacionadas a todas as atividades desenvolvidas pela SIMA, facilitando os processos. Entre os temas específicos, organizados por camadas que registram e são usados como parâmetros para ações, está a Biodiversidade. Nele, o sistema engloba dados relacionados à fauna (empreendimentos, áreas de soltura, fauna in situ); e informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), de restauração ecológica, incluindo banco de áreas e projetos vinculados ao Sistema de Apoio à Restauração Ecológica (SARE) ou ao Programa Nascentes.

Em relação ao Nascentes, que alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade, a ferramenta impulsionou o programa e o seu monitoramento, proporcionando que a SIMA atingisse, em março deste ano, a meta de 20 mil hectares de mata em restauração – equivalente a 28 mil campos de futebol. Foram plantadas 30 mil mudas desde o início das ações em mais de 400 cidades paulistas.

Outros temas específicos organizados em camadas: Fiscalização, que abrange informações relativas às denúncias, aos Autos de Infração Ambiental e Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) associados; aos Termos de Vistoria Ambiental (TVA) lavrados pela Polícia Ambiental, além de Boletins de Ocorrência de Incêndio Florestal e dados de ações e ocorrências nas Unidades de Conservação;

Licenciamento, que envolve informações alusivas à atuação da CETESB, dentre as quais, autorizações para supressão de vegetação nativa, áreas contaminadas, e comunicações relacionadas ao setor canavieiro;

Áreas Protegidas, que disponibiliza informações de acessos e limites nestes locais.

O Sistema é preparado para publicações de dados para públicos externos e visualização em 3D, e conta com outras aplicações como: monitoramento por satélite, Emergências Químicas-Análises, Qualidade do Ar e Sistema Gerenciador de Informações de Riscos

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/SIMA
1
Crédito:Divulgação/SIMA
1
Crédito:Divulgação/SIMA
1
Crédito:Divulgação/SIMA
1
Crédito:Divulgação/SIMA

  • Data: 17/07/2020 09:07
  • Alterado:17/07/2020 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados