Governo nomeia presidente para a Funasa
Após Lula extinguir órgão Congresso Nacional pressiona volta da Fundação
- Data: 20/03/2023 12:03
- Alterado: 20/03/2023 12:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Arquivo Funasa
Crédito:Lucca Decia/Funasa
O governo federal nomeou Francisco Américo Neves de Oliveira para exercer o cargo de presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O órgão havia sido extinto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mandato.
Mas, diante de pressão no Congresso Nacional, o governo deve deixar a medida provisória que extinguiu a Funasa caducar e, assim, recriar a Fundação para dar mais cargos a partidos aliados, conforme apuração do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e do jornal O Estado de S. Paulo.
A Funasa oferece apoio técnico e financeiro às gestões municipais no incentivo a educação sobre saúde ambiental, construção de territórios saudáveis e sustentáveis e no combate, controle e redução da incidência de doenças relacionadas com a água ou causadas pela falta de saneamento ambiental. Na prática, ela responde ao saneamento básico com ações preventivas de saúde pública.
Francisco Américo já foi diretor-geral do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) e diretor da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), estatal baiana. A nomeação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 20, em portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.